Encontre aqui algumas legislações no âmbito do Saneamento Básico (Leis, Decretos, Portarias, Resoluções)
Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Dispõe sobre a emissão de declaração de quitação anual de debitos.
Regulamenta a Lei nº 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.
Consolidação das normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.
Atualiza o marco legal do saneamento básico.
Estabelece critérios gerais de outorga das captações de águas subterrâneas: usos permitidos e valores de referência das vazões a serem outorgadas.
Dispõe sobre critérios de restrição de uso nas outorgas para abastecimento público
Altera a Resolução Nº 255/2017 que estabelece critérios gerais de outorga das captações de águas subterrâneas.
Inclui na fatura dos serviços de água e esgoto da COMUSA, o Preço Público da Regulação.
Dispõe sobre a regulamentação das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário e demais serviços afins prestados pela COMUSA - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, no âmbito do município de Novo Hamburgo, e dá outras providências.
Dispõe acerca do regime tarifário de abastecimento de água e dá outras providências.
Aprova o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Novo Hamburgo.
Acesse o Plano Municipal de Saneamento em: https://www.novohamburgo.rs.gov.br/modules/catasg/catalogo.php?servico=1401
Medidas a serem adotadas no enfrentamento à situação de calamidade pública em decorrência de eventos meteorológicos de grande intensidade ocorridos em maio de 2024.
Contrato de Programa para que sejam estabelecidas obrigações recíprocas para a gestão associada de serviços públicos.
Dispõe sobre a forma de repasse e o Preço Público da Regulação - PPR, cobrado pela AGESAN-RS, junto aos prestadores dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em municípios consorciados.
Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados em eventos de interrupção dos serviços públicos de abastecimento de água, quando prestados na forma indireta, e a compensação financeira aos usuários, do município de Novo Hamburgo/RS
Disciplina a cobrança da disponibilidade do sistema de esgotamento sanitário da COMUSA.
Dispõe sobre novos valores de preços públicos e multas a serem praticados pela Comusa – Serviços de água e esgoto de Novo Hamburgo.
Dispõe sobre o reajuste anual dos valores das tarifas de água e esgoto e dos preços públicos dos demais serviços a serem praticados pela COMUSA no município de Novo Hamburgo/RS regulado pela AGESAN-RS.
Dispõe sobre o reajuste anual dos valores das tarifas de água e esgoto e dos preços públicos dos demais serviços a serem praticados pela Autarquia COMUSA no município de Novo Hamburgo regulado pela AGESAN-RS.
Dispõe sobre as regras de correção monetária, de encargos de mora e de parcelamentos, aplicáveis a débitos de usuários da COMUSA.
Atualização da Resolução CSR nº 009/2020 da AGESAN-RS
Refere-se a validação da Categoria Social Especial – RA1 pelo período de 24 (vinte e quatro) meses a partir do cadastramento no banco de dados da COMUSA
Isenta parte dos custos das extensões de Rede em Loteamentos Consolidados
Define critérios para isentar da cobrança da taxa de ligação nova em pontos de taxi regulamentados pelo Município
Altera Resolução nº 001/2012 para celebração de Contrato de Grandes Consumidores com regras atualizadas.
Autoriza a aplicação da remissão, com regras definidas, aos débitos de natureza não tributária (tarifa decorrente dos serviços de água e esgotamento sanitário prestados pela COMUSA), inscritos em dívida ativa e não ajuizados em razão de impeditivo legal.
Dispõe sobre os procedimentos para ressarcimento administrativo e comercial por situações de entrada de sujeira na rede interna e/ou reservatório do usuário em razão de obras e/ou serviços da COMUSA.
Define critérios para isentar de parte da cobrança das ligações novas e outras providências afins em Áreas de Interesse Social.
Atualiza normas de procedimentos para cálculo de faturas decorrentes de vazamentos.
Autoriza, nos termos definidos, a aplicação de valor mínimo para o faturamento de matrículas inativas, bem como a baixa de valores residuais já gerados abaixo desse limite.
Dispõe sobre os procedimentos para ressarcimento administrativo por dados materiais sofridos em razão de obras e/ou serviços da COMUSA.
Declaração de abastecimento