A COMUSA

Seja bem-vindo à COMUSA

Em 20 de dezembro de 1989, com a Lei Municipal 184/89, a Prefeitura autorizou a criação de uma empresa de economia mista, chamada Companhia Municipal de Saneamento, cuja sigla passou a ser conhecida como Comusa, sendo esta fundada em 17 de junho de 1991.

A principal missão era de desenvolver uma política de saneamento capaz de proporcionar um aumento significativo na qualidade de vida da população. Com este foco, em 3 de dezembro de 1998, a Comusa passou a operar o sistema de abastecimento do Município. Em 1º de junho de 2008, tornou-se autarquia, passando a se chamar Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.

Na primeira década de atuação a Comusa dedicou-se a atualizar o sistema de abastecimento de água, melhorando a sua produção, distribuição e a gestão do sistema, recuperando a situação precária em que se encontrava.

O principal objetivo da Comusa é gerenciar o sistema de saneamento básico, compreendido pelo abastecimento de água potável e esgoto sanitário no município. Atualmente, a autarquia trata em média 60 milhões de litros de água por dia, para abastecer 89.400 economias ativas. Após 25 anos de atividade, a Comusa fornece água potável a 98% da área urbana da cidade.

Nos últimos anos, dentro de novas diretrizes, a Comusa passou a prestar os serviços de coleta e tratamento de esgotos de novos loteamentos, tendo ampliado o tratamento de esgoto na cidade de 2% para 7%, atendendo mais de 5,5 mil economias com o serviço.

Além disso, a Comusa projetou a coleta e o tratamento de esgoto para 80% da cidade, para as bacias dos Arroios Luiz Rau e Pampa, com o projeto da ETE Luiz Rau. Desta obra, executou os interceptores ao longo do arroio Luiz Rau, a Estação de Bombeamento, adquiriu a área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), deu início às obras de terraplanagem do terreno e está lançou a licitação da obra desta ETE.

(Atualizado em setembro/2023)

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL