TRATAMENTO DE ESGOTO

O PROCESSO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS – UMA BREVE INTRODUÇÃO

O processo de tratamento de esgotos tem por finalidade separar a fase líquida da fase sólida, tratando-se separadamente e de forma adequada cada uma destas fases, objetivando reduzir ao máximo a carga poluidora. Ao final do processo, tanto a fase líquida quanto a sólida devem estar aptas, segundo legislação ambiental específica em vigor, a saber, Resolução nº 355, de 19 de julho de 2017, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), Secretaria do Meio Ambiente, Estado do Rio Grande do Sul – a serem descartadas nos corpos hídricos receptores (fase líquida), aterro sanitário ou outra aplicação específica (fase sólida), sem prejuízo ao meio ambiente.

Adicionalmente à legislação ambiental federal Resolução CONAMA nº 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Estado do Rio Grande do Sul possui legislação específica (Resolução CONSEMA nº 355, de 19/07/2017). 

Para mais informações seguem os endereços eletrônicos para pesquisa:

Um dos principais sistemas utilizados para o tratamento de esgotos sanitários é o processo denominado Lodos Ativados, adotado também pela COMUSA em 05 (cinco) de suas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), sendo elas ETE Mundo Novo, ETE Parque Residencial Novo Hamburgo, ETE Jardim da Figueira, ETE Chácara Hamburguesa e ETE Jardim do Sol. A ETE Morada dos Eucaliptos combina tratamento anaeróbio seguido de aeróbio, nesse  caso, reator de lodos ativados. A ETE Vila Palmeira combina uma variante recente e moderna do processo de lodos ativados, a saber, Moving Bed Biofilm Reactor (MBBR) seguido de processo físico-químico. E, a ETE Roselândia combina tratamento anaeróbio com aeróbio, filtro biológico aerado. Além disso, a futura e maior ETE da COMUSA, ETE Luiz Rau, também terá como principal forma de tratamento o processo de Lodos Ativados que é exclusivamente de natureza biológica, onde a matéria orgânica é depurada, por meio de colônias de microrganismos heterogêneos específicos, na presença de oxigênio (processo exclusivamente aeróbio). Essas colônias de microrganismos formam uma massa denominada de lodo (lodo ativo, ativado ou biológico).

Basicamente, os componentes de um sistema de tratamento de lodos ativados são: tanque de aeração ou reator biológico, sistema de aeração, tanque de decantação e sistema para recirculação de lodo.

Características principais do tratamento por Lodos Ativados:

 

Você pode conferir as características principais das ETEs da COMUSA clicando nos links abaixo:

ETE Mundo Novo – ETE MN

ETE Morada dos Eucaliptos – ETE ME

ETE Novo Nações Unidas – ETE NN

ETE Parque Residencial Novo Hamburgo – ETE PRNH

ETE Jardim da Figueira – ETE JF

ETE Chácara Hamburguesa – ETE CH

ETE Jardim do Sol – ETE JS

ETE Vila Palmeira – ETE VP

ETE Roselândia – ETE RO

ETE Luiz Rau – ETE LR

 

Através dos diferentes tipos de tratamento, os efluentes sanitários brutos (desprovidos de qualquer tipo de tratamento) que chegam às ETEs, são transformados em efluentes sanitários tratados, ou seja, com características adequadas (conforme legislação ambiental vigente) para ser corretamente descartado e/ou disposto na rede pública, bem como em corpos hídricos receptores espalhados pelo município de Novo Hamburgo.

A Figura 1 ilustra de modo esquemático e simplificado, o processo de transformação do esgoto bruto em esgoto tratado, em atendimento às atuais exigências, padrões e legislações ambientais.

Figura 1 – Representação esquemática simplificada do processo de transformação do esgoto bruto em esgoto tratado, em atendimento às atuais exigências, padrões e legislações ambientais. Fonte: COMUSA, 2023.

a) Em I tem-se EFLUENTE SANITÁRIO BRUTO ou ESGOTO BRUTO: oriundo de residências e de instalações comerciais, institucionais e públicas. Influenciado pelos hábitos culturais da população. Não sofrem grandes variações ao longo do tempo. O esgoto doméstico é também denominado de esgoto sanitário ou efluente sanitário. Normalmente, águas resultantes de cozinhas, lavagem de alimentos e implementos, banheiros, sanitários, higiene pessoal, etc. Na condição de bruto, está isento de qualquer tipo de tratamento.

b) Em II tem-se a ETE: sequência de operações e processos unitários físico-químico-biológicos, combinados em sequências específicas e bem definidas, para atingir diferentes níveis de tratamento, para atendimento às atuais exigências, padrões e legislações ambientais em vigor. O processo consiste em separar as fases líquida e sólida, tratando ambas as fases de modo separado e adequado. Ao término, ambas as fases apresentam características adequadas ao destino final. Descarte na rede pública ou em corpos hídricos receptores ou reúso (fase líquida) e aterro sanitário licenciado ou outro destino adequado (fase sólida).

c) Em III tem-se o EFLUENTE SANITÁRIO TRATADO ou ESGOTO TRATADO: esgoto tratado com características físico-químicas e microbiológicas de acordo com as exigências, padrões e legislações ambientais em vigor e, por consequência, pode ser descartado na rede pública ou em corpos hídricos receptores ou até mesmo reúso, considerando a fase líquida e aterro sanitário devidamente licenciado ou outro destino adequado, considerando a fase sólida.

A COMUSA apresenta atualmente nove Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação e uma em fase de projeto/construção e 12 Unidades de Tratamento de Esgoto (UTEs). As UTEs são sistemas simples, constituídos basicamente de fossas sépticas e filtros anaeróbios coletivos.

Na sequência, são apresentadas as ETEs e UTEs da COMUSA.

 

ETE Mundo Novo – ETE MN

Endereço: Rua Walkíria Spindler, 190, bairro Canudos, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: aproximadamente 5.000 habitantes.

Vazão: 630 m³/dia.

A ETE Mundo Novo é responsável por receber e tratar o efluente sanitário de aproximadamente 5.000 habitantes, moradores do condomínio Mundo Novo, apresentando uma vazão aproximadamente igual a 630m³/dia (6L/s), conforme licença ambiental de operação em vigor. Por se tratar de uma vazão média, valores menores ou maiores de vazão podem ser observados em determinados momentos. Atualmente, nota-se uma vazão de aproximadamente 300m³/dia. A tecnologia utilizada no tratamento do efluente sanitário é do tipo lodos ativados. A ETE MN opera com o processo de lodos ativados. É constituída basicamente das seguintes unidades: pré-tratamento ou tratamento preliminar (gradeamento grosseiro e desarenador), calha Parshall (medição de vazão), gradeamento fino, dois tanques de aeração/decantação, com aeração mecânica superficial, e emissário final. Os tanques atuam nas fases de aeração e decantação de forma intercalada. O efluente sanitário tratado é descartado no Arroio Wiesenthal. Utiliza-se, quando necessário, cal hidratada para correção de pH.

Canal que conduz o esgoto bruto da elevatória para os reatores de lodos ativados, calha Parshall e medidor ultrassônico de vazão.
 

Vista geral do reator biológico II (tanque II) de lodos ativados em aeração.

Retornar ao topo

 

ETE Morada dos Eucaliptos – ETE ME

Endereço: Rua Octávio Oscar Bender, 150, bairro Canudos, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: 6.000 habitantes.

Vazão: 864 m³/dia.

A ETE Morada dos Eucaliptos é responsável por receber e tratar o efluente sanitário de aproximadamente 6.000 habitantes, moradores do loteamento Morada dos Eucaliptos, apresentando uma vazão aproximadamente igual a 864m³/dia (10L/s). Por se tratar de uma vazão média observada, valores menores ou maiores podem ocorrer em determinados momentos. Essa estação atualmente também está recebendo efluente sanitário oriundo da Vila Kipling e do Condomínio Residencial Salgado Filho. A ETE ME associa tratamento anaeróbio com aeróbio, sendo constituída basicamente das seguintes unidades: pré-tratamento ou tratamento preliminar (gradeamento grosseiro e desarenador), calha Parshall (medição de vazão), gradeamento fino, reator denominado Upflow Anaerobic Sludge Blanket Reactor (UASB) ou reator anaeróbio de fluxo ascendente (RAFA), filtro biológico aeróbio (aeração natural), tanque com aeração mecânica superficial, reator anóxico e emissário final. Apresenta três leitos de secagem para confinamento e desidratação natural de lodo. O efluente sanitário tratado é descartado na vala de drenagem artificial que passa em frente à estação. Atualmente utiliza-se o produto químico cloreto férrico, o qual é adicionado no tanque aerado e tem a função de auxiliar na clarificação do efluente, o lodo produzido é acumulado na porção externa do reator, a qual tem função de decantador. Utiliza-se, também, quando necessário, antiespumante para minimizar e/ou evitar espumas e cal hidratada para correção de pH. Recentemente, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo em conjunto com a COMUSA finalizará as obras de uma Elevatória de Esgoto Bruto (EBE), pertencente à rede coletora do esgotamento sanitário na Vila Kipling. Essa EBE é responsável por receber todo o esgotamento sanitário dessa vila e direcioná-lo para a ETE Morada dos Eucaliptos para posterior tratamento. Como a ETE Morada dos Eucaliptos foi projetada não prevendo esse acréscimo de vazão de esgoto da Vila Kipling e Condomínio Residencial Salgado Filho, a ETE Morada dos Eucaliptos precisará ser ampliada para poder receber e tratar esse acréscimo de vazão. A COMUSA considera estudos para verificação das alternativas de ampliação para a ETE Morada dos Eucaliptos.

Vista geral da ETE ME. Ao centro e aos fundos, é possível observar a casa de operação (laboratório, banheiro, copa/cozinha, vestiário), tanque de químico (cloreto férrico) assentado em bacia de contenção, no canto inferior direito está o reator anóxico e mais à esquerda o reator aerado.
 

Filtro biológico aeróbio (constituído de leito de brita com aeração natural). Nota-se a alimentação de esgoto através de dois canais centrais (de concreto) e diversos canais secundários. O esgoto tratado no reator UASB alimenta este filtro.

Retornar ao topo

 

ETE Novo Nações Unidas – ETE NN

Endereço: Rua Marquês de Olinda, s/nº, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: ~880 habitantes.

Vazão: 108 m³/dia.

A ETE Novo Nações recebe o efluente sanitário dos moradores do Loteamento Novo Nações Unidas. Vazão máxima de projeto: 1,25L/s. A ETE NN é constituída basicamente das seguintes unidades: pré-tratamento ou tratamento preliminar (desarenador e gradeamento), calha Parshall (medição de vazão), filtro biológico aeróbio (aeração natural), decantador secundário e emissário final. O efluente sanitário tratado é descartado no Arroio Luiz Rau.

A ETE NN será desativada quando a futura ETE Luiz Rau entrar em operação. Os efluentes que atualmente são direcionados para a ETE NN serão redirecionados para a ETE Luiz Rau.

Vista geral da ETE, à frente o reator biológico e ao fundo (azul escuro) o decantador secundário.

Retornar ao topo

 

ETE Parque Residencial Novo Hamburgo – ETE PRNH

Endereço: Sebastião Fernandes de Lima, 660, bairro Boa Saúde, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: 5.823 habitantes.

Vazão: 900 m³/dia.

A ETE Parque Residencial Novo Hamburgo apresenta vazão máxima de projeto de 10,42L/s ou 900m³/dia (sendo constituída por três módulos de 300m³/dia cada). A população atendida é de aproximadamente 5.823 habitantes (cada módulo contempla 1.941 habitantes). Por se tratar de uma vazão média, valores menores ou maiores de vazão podem ser observados em determinados momentos. Vazão atual da ordem de 500m³/dia. A tecnologia de tratamento utilizada é do tipo lodos ativados. A ETE PRNH é constituída basicamente das seguintes unidades: pré-tratamento ou tratamento preliminar (gradeamento grosseiro e desarenador), calha Parshall (medição de vazão), gradeamento fino, reator anóxico, reator aerado – lodos ativados com aeração mecânica superficial, decantador secundário com ponte raspadora e emissário final. Apresenta dois adensadores de lodo. O efluente sanitário tratado é descartado no Arroio Cerquinha. Utiliza-se, quando necessário, cal hidratada para correção de pH.

Visão geral das unidades de tratamento da ETE PRNH, contemplando reatores aerados (à direita) e decantadores dos três módulos de tratamento (à esquerda).

Decantador e ponte raspadora de lodo em detalhe.

Retornar ao topo

 

ETE Jardim da Figueira – ETE JF

Endereço: Rua José Rude Walzburger, 211, Lomba Grande, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: 1.104 habitantes.

Vazão: 166 m³/dia.

A ETE Jardim da Figueira é responsável por receber e tratar o efluente sanitário de aproximadamente 1.104 habitantes (final de plano), moradores do Loteamento Jardim da Figueira. A ETE Jardim da Figueira receberá uma vazão de 166 m³/dia ou 2L/s quando a ocupação do loteamento for completa. Por se tratar de uma vazão média, valores menores ou maiores de vazão podem ser observados em determinados momentos. Vazão atual da ordem de 20m³/dia. A ETE JF é constituída basicamente das seguintes unidades: pré-tratamento ou tratamento preliminar (desarenador), reator aerado – lodos ativados com aeração por sistema de ar difuso, decantador secundário, medição de vazão em linha e emissário final. O efluente sanitário tratado é descartado no Arroio Centro. Utiliza-se, quando necessário, antiespumante para minimizar e/ou evitar a presença de espumas e cal hidratada para correção de pH.

Vista geral das unidades de tratamento (reatores cilíndricos de lodos ativados à direita e decantador secundário trapezoidal aos fundos e ao centro). Casa dos sopradores de ar à esquerda.

Retornar ao topo

 

ETE Chácara Hamburguesa – ETE CH

Endereço: Rua Euripes J. Paim de Souza esquina com Rua Arvino Francisco Cândido, bairro Rondônia, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: 1.295 habitantes.

Vazão: 168 m³/dia.

A ETE Chácara Hamburguesa está projetada para atender a uma população de 1.295 habitantes, vazão de tratamento de 168 m³/dia. Por se tratar de uma vazão média, valores menores ou maiores podem ser observados em determinados momentos. Vazão atual da ordem de 52m³/dia. O tratamento do efluente sanitário é do tipo biológico (lodos ativados), sendo constituído basicamente das seguintes unidades: pré-tratamento ou tratamento preliminar (gradeamento e desarenador), decantador primário, reator aerado (lodos ativados com aeração com sistema de ar difuso), decantador secundário, desinfecção física por lâmpadas de radiação ultravioleta e emissário final. O efluente sanitário tratado é descartado na rede pública e, posteriormente, no Arroio Guia Lopes. Utiliza-se, quando necessário, antiespumante para minimizar e/ou evitar a presença de espumas na estação.

Vista geral do bloco hidráulico, contemplando decantador primário, lodos ativados e decantador secundário.
 

Filtro de areia e sistema de desinfecção por UV.

Retornar ao topo

 

ETE Jardim do Sol – ETE JS

Endereço: próximo da Rua Madre Regina com Rua Leopoldo Guilherme Bauer, bairro São Jorge, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: 850 habitantes.

Vazão: 113m³/dia.

A ETE Jardim do Sol recebe o efluente sanitário limitado à vazão diária de 170 m³/dia. Para o seu funcionamento, o processo básico de tratamento consiste de tratamento preliminar com gradeamento içável e desarenador, tanque de homogeneização/regularização da vazão e mistura completa do efluente sanitário, tratamento por reatores de lodos ativados (dois reatores cilíndricos verticais e sistema de ar difuso) de mistura completa e decantador secundário com medição de vazão (em linha) na sequência. O efluente tratado é descartado na rede pública pluvial.

Vista geral das unidades de tratamento: casa dos sopradores de ar e reatores de lodos ativados à esquerda, e decantador secundário à direita.
 

Vista superior do decantador secundário trapezoidal.

Retornar ao topo

 

ETE Vila Palmeira – ETE VP

Endereço: Rua nº 16 esquina com Rua Floresta, bairro Santo Afonso (Ruy Borges da Fonseca, 531, bairro Santo Afonso), Novo Hamburgo, RS.

População atendida: 5.411 habitantes.

Vazão: 1.529 m³/dia.

A ETE Vila Palmeira recebe o efluente sanitário limitado à vazão diária de 1.529 m³/dia (17,7L/s), aproximadamente 5.411 habitantes, oriundo da Vila Palmeira, Santo Afonso. Basicamente, o processo de tratamento apresenta as seguintes etapas: pré-tratamento com gradeamento manual, seguido de peneira rotativa, medição de vazão em calha Parshall e raspador de escuma; na sequência, dois reatores aeróbios do tipo MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor) em série (com sistema de aeração por ar difuso em aço inoxidável); dois floculadores mecanizados em série com aplicação de policlororeto de alumínio (PAC) e polímero catiônico; decantador secundário de alta taxa (laminar) e sistema de desinfecção física com lâmpadas de radiação ultravioleta. Para o tratamento da fase sólida (lodo gerado) tem-se: tanque biodigestor com sistema elétrico para queima de biogás, tanque de acúmulo de lodo digerido, centrífuga com aplicação de polímero catiônico (para desidratação do lodo), transportador helicoidal e contêiner de acúmulo de lodo seco. Toda a estação (bloco hidráulico para o tratamento do efluente líquido e unidades de tratamento de lodo) é confeccionada em aço inoxidável de alta qualidade e adequada à matriz de efluente sanitário (aço inoxidável AISI 304).

Vista geral do bloco hidráulico (estrutura à esquerda e biodigestor de lodo cilíndrico à direita – ambas em aço inox, e sistema elétrico para queima de biogás à direita em frente ao biodigestor).

Sistema de desinfecção por radiação ultravioleta (UV) – 4 módulos com 4 lâmpadas cada, totalizando 16 lâmpadas UV.

Retornar ao topo

 

ETE Roselândia – ETE RO

Endereço: Rua Flor de Lis, nº 44, bairro Roselândia, Novo Hamburgo, RS.

População atendida: ~5.000 habitantes.

Vazão: 1.318 m³/dia.

A ETE Roselândia apresenta o seguinte processo de tratamento: elevatória de efluente bruto, gradeamento içável (na elevatória), gradeamento fixo (no desarenador), desarenador, medição de vazão (calha Parshall e medidor ultrassônico), reator anaeróbio de fluxo ascendente UASB, filtro biológico aerado (aeração mecânica com difusores), unidade floculadora, decantador secundário e câmara de contato para desinfecção do efluente com hipoclorito de cálcio. Tratamento preliminar: elevatória de efluente sanitário bruto contendo gradeamento (cesto içável localizado na elevatória de efluente sanitário bruto) e desarenador. No início do desarenador, há outro gradeamento fixo para retenção de sólidos.

Tratamento primário: reator do tipo UASB. O reator UASB apresenta tubulação para condução do biogás até sistema queimador (confeccionado em aço inoxidável), com válvula de bloqueio, válvula corta-chamas. Sistema alimentado por energia solar (painel solar) e bateria (para dias com ausência de sol).

Tratamento secundário: filtro biológico aerado com aeração mecânica (contendo dois sopradores de ar sendo um principal e outro na condição de reserva, tubulação e difusores de ar confeccionados em aço inoxidável para condução e dispersão do ar na massa líquida) seguido de floculador (contendo agitador mecanizado), decantador secundário e câmara de desinfecção. Há uma bomba para recirculação do lodo do decantador secundário que permite recircular o lodo gerado no processo ou para o reator do tipo UASB ou para o filtro biológico aerado.

Tratamento terciário: desinfecção utilizando pastilhas de hipoclorito de cálcio. Há dois dosadores de pastilhas de hipoclorito de cálcio.

Tratamento e destinação do lodo: leitos de secagem.

Adicionalmente, a ETE Roselândia recebe também o esgoto sanitário que antes era destinado à UTE Palmares.

Vista geral do bloco hidráulico da ETE RO.

Vista dos leitos de secagem da ETE RO.

Retornar ao topo

 

ETE Luiz Rau – ETE LR (em fase de construção)

Endereço: Rua Antônio Roberto Kroeff s/nº, bairro Santo Afonso, Novo Hamburgo, RS.

População a ser atendida: 51.378 habitantes (fase inicial).

Vazão (fase inicial): 17.280 m³/dia.

A ETE LR apresentará o seguinte processo de tratamento: gradeamento e desarenador como tratamento preliminar para redução de sólidos grosseiros e remoção de areia, calha Parshall para medição de vazão, reator biológico batelada (reator em batelada sequencial ou sequencing batch reactor – SBR) como tratamento secundário, lagoa de amortecimento para equalização de vazão e desinfecção química mediante dosagem de solução líquida de hipoclorito de sódio.

O tratamento de lodo será realizado por meio de centrífuga.

Unidades auxiliares: pórtico, guarita, casa de operação e controle, administração e laboratório analítico.

Disposição final do efluente sanitário tratado por meio de descarte superficial por emissário final canalizado no arroio Luiz Rau.

 

Com relação às UTEs, a tabela abaixo exemplifica as vazões, o número de economias e os loteamentos atendidos por cada uma delas atualmente.

UTE Loteamento Sistema Economias atendidas hoje Vazão nominal (m³/dia) Economias atendidas quando todo ocupado
Fossa Filtro
1 Morada das Flores I 2 4 92 63 98
2 Morada das Flores II 1 2
3 Recanto do Sol 2 4 26 28 44
4 Campo verde 2 4 71 51 83
5 Palmares (apenas uma caixa de passagem para o pluvial) 2 0 332 186 332
6 Morada das Rosas 2 2 124 141 214
7 Parque Mauá I 1 2 29 77 121
8 Parque Mauá II 2 4
9 Loteamento da Lomba 3 6 24 52 47
10 Marcírio José Pereira 2 4 31 26,5 56
11 São Lourenço 6 12 38 71 125
12 Martin Pilger 4 6 74 61,5 123

 

Informações atualizadas em março/2024.

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL