QUALIDADE DA ÁGUA

A qualidade da água é um conjunto de características físicas, químicas e biológicas que ela apresenta, de acordo com a sua utilização. Os padrões de classificação mais usados pretendem classificar a água de acordo com a sua potabilidade, a segurança que apresenta para o ser humano e para o bem estar dos ecossistemas.

Assim, de acordo com a sua utilização, existe um conjunto de critérios e normas para a qualidade da água, que variam com a sua finalidade, seja ela consumo humano, uso individual ou agrícola.

Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros, os quais representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso. Os principais indicadores de qualidade da água são discutidos a seguir, separados sob os aspectos físicos, químicos (por meio de parâmetros que classificam o seu conteúdo mineral, o grau de contaminação e o equilíbrio bioquímico) e biológicos.

RELATÓRIO MENSAL E ANUAL
DA QUALIDADE DA ÁGUA

RELATÓRIO
DA QUALIDADE
DA ÁGUA TRATADA

loteamento DA LOMBA
Anual Mensal
download

RELATÓRIO
DA QUALIDADE
DA ÁGUA TRATADA

loteamento COOPSERV
Anual Mensal
download

RELATÓRIO
DA QUALIDADE
DA ÁGUA TRATADA

loteamento JARDIM FIQUEIRA
Anual Mensal
download

RELATÓRIO
DA QUALIDADE
DA ÁGUA TRATADA

sistema tratamento ETA
Anual Mensal
download

*Disponibilizamos no site o relatório anual referente ao último exercício. Caso desejar uma competência anterior, envie solicitação para atendimento@comusa.rs.gov.br

CONHEÇA TAMBÉM

PARÂMETROS DE QUALIDADE

Entenda os parâmetros analisados

Cloro: indica a quantidade de cloro residual livre que está presente na água da rede de distribuição, adicionando no processo de desinfecção da água. Padrões: faixa recomendada entre 0,20 mg/L e 2,00 mg/L - Mínimo permitido 0,20 mg/L - Máximo permitido 5,00 mg/L.

Turbidez: característica que indica o grau de transparência da água. Padrões: máximo permitido 5 uT.

Cor: característica que mede o grau de coloração da água. Padrões: máximo permitido 15 uT.

pH (potencial hidrogeniônico): indica o quanto a água é ácida (pH abaixo de 7) ou alcalina (pH acima de 7). Padrões: faixa recomendada entre 6,0 e 9,5.

Coliformes totais: indica a presença de bactérias que não são necessariamente prejudiciais à saúde. Padrões: ausência em 95% das amostras.

Coliformes fecais (Escherichia coli): indica a possibilidade de presença de organismos causadores de doenças. Padrões: ausência em 100% das amostras.

Flúor: indica a concentração de flúor adicionado à água para prevenir a cárie. Padrões: máximo permitido 1,5 mg/L - faixa recomendada entre 0,6 e 0,9 mg/L conforme Portaria Nº 10/1999 da Secretaria da Saúde/RS.

 

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL