.JPG)
Foi concluído às 17h45 de segunda-feira, dia 6, o conserto da adutora de água bruta de 500 milímetros que rompeu em Novo Hamburgo durante a tarde de domingo, 5 de abril. A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo prevê que o abastecimento, que estava prejudicado no Município por conta do dano, se normalize aos poucos durante a madrugada de terça-feira, dia 7. A previsão é de que ao amanhecer tudo esteja funcionando normalmente.
Para fazer o conserto, a Comusa dependia da Defesa Civil retirar as famílias que estavam abrigadas nas casas, o que foi concluído por volta das 14h. A partir daí, operários e máquinas começaram o conserto. Para acessar o local do rompimento, uma das casas precisou ser parcialmente demolida. “O conserto em si não era algo complexo de se fazer. O problema era o acesso até a adutora. Isso que fez o serviço demorar mais do que o normal”, explicou o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.
A autarquia alerta que problemas pontuais podem surgir ao longo da manhã de terça-feira. Como parte da rede ficou seca, bolhas de ar surgem na tubulação impedindo a passagem da água. Técnicos estarão trabalhando dia e noite para monitorar situações como estas e outros casos para normalizar o mais breve possível o abastecimento na cidade.
Durante o conserto, autarquia adotou sistema de rodízio
A adutora conduz a água captada no Rio dos Sinos para a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Rondônia. A tubulação rompeu na tarde de domingo, por volta das 17h30, chamando a atenção de moradores próximos e causando danos em moradias irregulares, tamanha a força da vazão da água captada. O dano ocorreu sob o leito do Arroio Manteiga, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry. Com o problema, a autarquia pode manter apenas 50% do bombeamento de água tratada para toda a cidade, o que não é suficiente para abastecer a população. Durante o final de domingo e toda a segunda-feira, a Comusa adotou um sistema de rodízio no fornecimento de água para amenizar a falta de água temporária.
A Comusa ainda não sabe o que realmente causou o problema. No entanto, a rede é muito antiga, com mais de 60 anos, e o desgaste pode ter provocado a avaria. “Estamos instalando uma nova adutora, que fará parte da ampliação e modernização do Sistema de Abastecimento de Água. Com isso, este tipo de problema não ocorrerá mais”, enfatizou Dietrich.
Fotos: Thales Ferreira
Operários serraram a parte avariada para substituir por uma tubulação nova
Detalhe da rachadura que provocou o problema de abastecimento em Novo Hamburgo
Nova parte da tubulação já em fase final de instalação