Comusa projeta construção de protótipo de futura ETE com plantas macrófitas

Dentro do processo de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo construirá um protótipo da futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau/Pampa. A previsão é de que o modelo seja montado ainda em 2014, no intuito de acompanhar o desenvolvimento das plantas macrófitas que farão o tratamento dos efluentes no Município. A medida faz parte dos investimentos de R$ 120 milhões que a autarquia está aplicando no SES.
 
De acordo com biólogo da Comusa, Franko Telöken, será uma miniatura da ETE Luiz Rau/Pampa. “Com ele, poderemos acompanhar o desenvolvimento da monocultura, além de observar o ataque de pragas, como pulgões, fungos e mosquitos. Também usaremos o protótipo para aprender a operar a tecnologia”, explicou. O projeto será feito junto à ETE Morada dos Eucaliptos, no bairro Canudos.
 
O primeiro projeto experimental desenvolvido pela Comusa com as plantas macrófitas está em pleno andamento na ETE Mundo Novo, também em Canudos. O modelo serve para observar a reação das macrófitas no esgoto. Elas foram colocadas em apenas um tanque, que corresponde apenas a uma etapa de todo o processo de tratamento necessário para esta tecnologia. “O protótipo que será desenvolvido na ETE Morada dos Eucaliptos contemplará o processo completo, com três etapas”, reforça Telöken. A documentação para a execução do protótipo já está concluída. O processo aguarda a liberação para licitação e licença ambiental, que será emitida pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM). 
 
Técnicos conferiram tecnologia na Espanha
 
Técnicos da Comusa, da SEMAM e da Universidade Feevale estiveram entre os dias 17 e 23 de maio visitando estações de tratamento de esgoto na Espanha. Os profissionais foram coletar análises e fazer diversos testes nas unidades que utilizam plantas macrófitas para o tratamento dos efluentes. A comitiva ainda foi em busca de mais conhecimento sobre a tecnologia, além de entender e observar as plantas, fazendo um comparativo entre as condições climáticas.
 
Em Novo Hamburgo, as plantas serão usadas na futura ETE Luiz Rau/Pampa, que receberá 80% dos resíduos sanitários gerados na cidade. As obras da ETE deverão começar ainda este ano, assim como as instalações de redes coletoras de esgoto na bacia do Arroio Pampa (na região do bairro Canudos) e no bairro Roselândia. Ao todo, o Município tratará 82% do esgoto sanitário, com investimentos de R$ 120 milhões. No entanto, a Comusa busca recursos para chegar aos 100%.
 
Foto: Aline Polesso
 
Franko Telöken mostra as plantas macrófitas do projeto experimental da ETE Mundo Novo
 

 

Notí­cia em 28/05/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL