Projetos de tratamento de esgoto são apresentados em audiência pública

Foi realizada na noite de quinta-feira, 13 de março, a audiência pública Que Arroios Queremos. A atividade, promovida na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, discutiu o Plano de Bacia do Rio dos Sinos, com foco nos arroios Pampa, Peri e Luiz Rau. Durante o evento, o diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Mozar Dietrich, apresentou o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que está em implantação no Município.

Em seu espaço, Dietrich colocou a necessidade de se tratar esgoto não só em Novo Hamburgo, mas em todas as cidades do Vale do Sinos, e exibiu detalhes das obras promovidas pela autarquia. “Estamos implantando um sistema inovador e que buscará tratar 100% do esgoto sanitário gerado na cidade. Já garantimos recursos para 82%”, ponderou o diretor-geral.

Esse percentual abrange as bacias dos arroios Luiz Rau e Pampa, com investimentos de R$ 157 milhões. Já foram instaladas as tubulações de interceptores de esgoto no arroio Luiz Rau e construída a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) no bairro Santo Afonso. A previsão é de que ainda este ano comecem obras no bairro Roselândia e na região do bairro Canudos, além de ser licitada a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau/Pampa.

Comunidade participou com sugestões para o Plano de Bacia

Na audiência pública, coordenada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), a comunidade participou sugerindo melhorias para a qualidade das águas dos arroios. Entre os principais apontamentos, estava a necessidade de se tratar o esgoto sanitário e de conscientizar a comunidade para que se evite jogar lixo nos córregos.

Durante o evento, a empresa Profill, contratada pelo Governo do Estado para elaborar o Plano de Bacia do Rio dos Sinos, apresentou as condições atuais das águas dos arroios, em geral bem ruins e com áreas de foz com qualidades inferiores à classificação 4 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que é a pior desse método de enquadramento. Junto aos presentes, os córregos foram divididos em seções para diferentes tipos de trabalhos para buscar a qualificação das águas, o que, por consequência, melhoraria as condições do Rio dos Sinos.

O evento ainda tratou dos problemas envolvendo alagamentos na cidade, com a comunidade reivindicando melhores condições de drenagem. O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Bonato, apresentou as ações já desenvolvidas pela Prefeitura, como o desassoreamento dos arroios, e garantiu que o Município está trabalhando para aprimorar o sistema.

Fotos: Ronan Dannenberg

Comusa já garantiu recursos para tratar 82% do esgoto da cidade

Mozar Dietrich apresentou os projetos ligados ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES)

Eduardo Bonato elencou ações promovidas pelo Município para qualificar os arroios e melhorar as condições de drenagem