Manutenção em adutora é concluída sem falta de água

Durante todo o domingo, 16 de março, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo realizou a manutenção de uma das adutoras junto ao Rio dos Sinos. A operação começou às 7h10 e se encerrou às 19h08, contendo um vazamento que ocorria na rede e prejudicava o sistema. O mais importante é que a previsão de desabastecimento não se confirmou. “A comunidade atendeu ao alerta da autarquia e realmente poupou água. Houve um baixo consumo, o que resultou em plena distribuição, mesmo com metade do bombeamento de água durante a intervenção na beira do rio”, destacou o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

A operação foi bastante delicada. Envolvia a retirada da tubulação antiga, com mais de 50 anos, e a instalação da nova, com soldas e aparafusamentos. As obras ocorreram junto à Estação de Captação de Água Bruta (EAB), ao lado da ponte da Estrada da Integração Leopoldo Petry. No local, uma rachadura na tubulação foi detectada, o que causava um grande vazamento. Por duas vezes, foi tentado o conserto, mas o problema persistiu, mesmo que em bem menor volume. Para não causar mais danos à rede, a solução seria trocar toda a peça, uma tubulação de 6 metros. Esse material foi adquirido, investimento de R$ 38 mil, e instalado com êxito no durante o domingo.

Durante a intervenção, somente 50% do bombeamento de água estava funcionando, já que uma das duas adutoras estava em manutenção. Com isso, a previsão da Comusa, mesmo com os reservatórios com altos níveis de água no início da manhã, era de que haveria desabastecimento a partir das 13 horas. No entanto, o consumo foi bem abaixo do que ocorre normalmente e a distribuição foi garantida. Ao final da operação, os reservatórios estavam com 34% de água acumulada.

O único problema ligado a desabastecimento ocorreu por outra situação. A autarquia promoveu no sábado uma interligação de rede na esquina da Avenida Victor Hugo Kunz com a Rua Félix da Cunha. A situação foi normalizada durante o início da noite de domingo.

Investimento de R$ 29,3 milhões sanará problemas definitivamente

Apesar do conserto realizado, o problema envolvendo a adutora por ocorrer em outros pontos da cidade, pelo fato da rede ser muito antiga. Para resolver a situação, a Comusa está investindo R$ 29,3 milhões na modernização e ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA). Dentro deste processo, está a construção de uma nova EAB, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma nova adutora, mais resistente e maior. As obras estão 20% concluídas e a previsão é de que fiquem prontas até o verão de 2014/2015.

Equipes realizando últimos ajustes, com solda das peças

Troca de adutora visa acabar com vazamentos junto à Estação de Captação de Água Bruta (EAB)

Intervenções iniciaram às 7h de domingo, dia 16 de março

Notí­cia em 17/03/2014