Nota oficial da Comusa sobre o desabastecimento

Considerando a situação crítica do desabastecimento ocorrido recentemente, a Comusa esclarece à comunidade sobre os fatos e as providências tomadas pela autarquia.

A Estação de Captação junto ao Rio dos Sinos foi projetada há cerca de cinco décadas, baseada nas cotas máximas de cheias da época, que jamais chegaram à inédita marca de 8,44m. Isso demonstra que a bacia do Sinos se modificou ao longo dos anos devido à ocupação urbana e agrícola, com situações distintas em diversos pontos do rio. Mesmo assim, a Comusa, antes do acontecido, iniciou a obra da nova captação, lançada em 7 de agosto, incorporando novas tecnologias e mais segurança para funcionar em níveis mais elevados.

Em situações como a ocorrida, não bastava uma simples substituição dos motores de 900 cavalos por motores blindados. Neste caso, seria necessário que todas as instalações fossem readequadas, solução inviável técnica e economicamente, ainda mais de forma emergencial. Além disso, era elevado o risco de manter por mais tempo o maquinário funcionando. Em caso de avarias, a reposição seria extremamente demorada e onerosa, o que causaria transtornos ainda maiores. Para minimizar os prejuízos, a Comusa organizou uma grande força-tarefa, utilizando caminhões-pipa contratados e outros recebidos de entidades públicas, totalizando 11 veículos. Foram priorizados o atendimento à área da saúde, mas também colocando à frente o serviço para a população em diversos pontos.

A Comusa se solidariza à comunidade e agradece o apoio e a compreensão recebida. Esses fatos comprovam que a autarquia tem uma equipe técnica eficiente e em constante aperfeiçoamento, e que atua com ciência da responsabilidade com um abastecimento seguro e qualificado.

Notí­cia em 06/09/2013