Comusa participa de nova comitiva na Espanha

Dentro do processo que envolve a implantação do novo sistema de tratamento de esgoto sanitário, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo participará a partir de segunda-feira, dia 15 de julho, de uma comitiva na Espanha. Entre outras atividades, serão realizadas visitas técnicas em estações de diversas cidades do país europeu no objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o uso de plantas macrófitas no tratamento. O grupo ainda terá a presença de representantes do Governo do Estado, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e da Universidade Feevale. A comitiva permanecerá na Espanha até 24 de julho.

A atividade complementa a primeira viagem realizada em setembro de 2011, quando a Prefeitura de Novo Hamburgo e a Comusa estiveram na Espanha para conhecer o sistema com macrófitas. Conforme o biólogo da Comusa Franko Telöken, atualmente a autarquia hamburguense tem maior conhecimento sobre a tecnologia. “Fizemos muitas leituras, estudos e experimentos. Agora estamos mais preparados para aplicação deste método de tratamento na cidade. Veremos na Europa como é feito o manejo das plantas e o potencial das estações”, relata.

As obras do novo sistema estão em pleno andamento em Novo Hamburgo. O objetivo da Comusa é de tratar, pelo menos, 80% do esgoto na cidade, sendo que esse percentual poderá chegar a 100%. As intervenções contemplam redes coletoras junto aos arroios, impedindo que os resíduos cheguem até o Rio dos Sinos, sendo desviados para as novas estações de tratamento. “Estamos promovendo uma significativa mudança no sistema, o que envolve diversas obras, desde redes, passando pelas estações e pelo uso de novas tecnologias. São investimentos grandes que trarão muitos benefícios para a comunidade de Novo Hamburgo”, complementa o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

Macrófitas
As estações de tratamento que a Comusa pretende implantar no Município usam plantas macrófitas. O modelo é considerado inovador, já que os vegetais conseguem absorver os resíduos do esgoto para o tratamento sem uso de produtos químicos e sem a geração de novos resíduos, um dos grandes problemas dos sistemas de tratamento mais convencionais. Além disso, o modelo com macrófitas tem um gasto muito reduzido com energia elétrica. As estações com plantas funcionam em grandes lagoas, onde as macrófitas flutuam sobre o esgoto coletado, realizando o processo e devolvendo a água tratada ao rio.

Notí­cia em 12/07/2013

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL