Mais R$ 7,2 milhões para obras de saneamento

O prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, e o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, receberam a confirmação do Governo Federal do repasse de mais R$ 7,2 milhões ao Município esta semana, para ampliação do tratamento do esgoto sanitário da Bacia do Arroio Luiz Rau. Os recursos são do Orçamento Geral da União e referem-se a um projeto que foi apresentado em novembro de 2012 pela Comusa e Prefeitura para seleção de projetos do PAC 2 Saneamento. O investimento será destinado para construção do sistema completo de tratamento de todo o esgoto doméstico que é gerado pelos mais de 3,2 mil moradores do bairro Roselândia, cerca de 20,8 litros por segundo, e que atualmente são despejados no Arroio Luiz Rau. Esse sistema é composto por 10,5 quilômetros de redes coletoras de esgoto, duas Estações de Bombeamento de Esgoto (EBE) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Até o final deste mês, a Comusa e a Prefeitura deverão apresentar à Caixa Econômica Federal toda a documentação necessária para assinatura dos contratos de repasse, mais o projeto executivo, que já está praticamente concluído, e as áreas de terras onde será construída a ETE. Após a aprovação do projeto pela CEF, a obra poderá ser licitada e iniciada sua construção, possivelmente ainda no ano de 2013. “Este será um grande acréscimo nesta visão que temos de priorizar o Meio Ambiente, nossos mananciais e consequentemente a saúde na nossa cidade”, destaca o prefeito.

A maior obra de saneamento da história

Novo Hamburgo está consciente do seu papel para a despoluição do Rio do Sinos, manancial responsável pelo fornecimento de água para uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas. Por isso, iniciou em 2011 a maior obra de saneamento da história do Vale do Sinos. No total, com a construção de toda a obra estruturante, o investimento em tratamento de esgotos já supera R$ 110 milhões. “A maior fatia do recurso é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e PAC 2), com contrapartida municipal”, informa o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich.

Assim, Novo Hamburgo ampliará o percentual de esgoto tratado dos atuais 4% para mais de 80%. A estimativa é de que em quatro anos o Município esteja tratando pelo menos 80% do seu esgoto, devolvendo ao Rio dos Sinos uma água mais limpa do que a do próprio rio.

A nova obra no Roselândia:

• Projeto executivo: redes coletoras, 2 EBEs e 1 ETE;

• População atendida: cerca de 3.200 habitantes;

• Redes coletoras: 10.567 metros – separador absoluto;

• ETE: 20,8 l/s – reatores anaeróbios, filtro biológico aerado e decantador;

• Lançamento do efluente tratado de volta no próprio Arroio Luiz Rau;

• Repasse aprovado do OGU em maio 2013: R$ 7.203.205.58.

Notí­cia em 24/05/2013