Catadores conhecem de perto o Rio dos Sinos

Catadores do bairro Santo Afonso que fazem parte do projeto CataVida, da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Comusa, tiveram uma manhã diferente na terça-feira, 22 de maio. Através de uma parceria com a Cáritas Diocesana, um coletivo da Igreja Católica que trabalha com articulação social, dez alunos do projeto de Gestão Social dos Resíduos Sólidos do Município fizeram o passeio do Martim Pescador. Junto com os trabalhadores e alunos do CataVida, 15 crianças do Centro Social Madre Regina também participaram da atividade.

O barco percorreu áreas do Rio dos Sinos de São Leopoldo e Novo Hamburgo. De acordo com a coordenadora do CataVida, Vera Rambo, a ideia de levar os participantes do projeto para o passeio foi para promover conscientização. “Muitos deles estão em sala de aula aprendendo métodos de reciclagem e coleta seletiva do resíduo sólido. Nada melhor que esses catadores conheçam a situação do rio, a poluição, para que tenham consciência ambiental e trabalhem ainda melhor”.

Atenta às explicações e às cenas que viu durante o passeio, a participante do CataVida Jura Miró, de 61 anos, percebeu a importância do seu próprio papel para ajudar o Meio Ambiente. “Ver todo esse lixo jogado no rio de perto assusta, e faz a gente pensar que temos cuidar de tudo isso. E se nós, que trabalhamos com o lixo não fizermos a nossa parte, quem vai fazer? Ver tudo isso vai melhorar o nosso trabalho”, contou. Ao final da atividade, os participantes ainda receberam dicas de como cada um pode fazer a sua parte com pequenos gestos. Como por exemplo, não desperdiçar água e sempre separar o lixo em casa.
 

Notí­cia em 23/05/2012

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL