Catadores recebem cursos de capacitação

No sábado, 12 de maio, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Comusa, realizou uma atividade para anunciar oficialmente o programa CataVida. O evento que ocorreu na Praça do Imigrante e divulgou o início das novas oficinas de capacitação para os trabalhadores. Para o prefeito Tarcísio Zimmermann, o projeto CataVida é uma grande oportunidade tanto para os catadores, como para a comunidade. “O programa CataVida foi fruto de um processo muito longo de reflexão, e por isso, se tornou no que é hoje, uma referência. Nele, é possível transformar o lixo em riqueza. Aqui somos todos parceiros, estamos do lado de vocês nesta caminhada. Se vocês desistirem, todos caímos. O milagre nas nossas vidas, quem faz somos nós mesmos, e não os outros. Vocês têm o direito de ter esperança, confiança, e exigir reciprocidade, mas para isso, é preciso lutar”, destacou Tarcísio.

Com a iniciativa, 180 participantes do projeto terão aulas básicas de reciclagem, trabalho em grupo, oficinas de artesanato com material reciclado, canto e expressão corporal. Serão 18 meses de capacitações, onde todos estes alunos serão formados. A cada seis meses, 60 catadores terão a oportunidade de participar das oficinas. Nos anos de 2010 e 2011, foram formados na capacitação básica 157 catadores, que hoje trabalham na gestão social do resíduo sólido da cidade. “A Comusa fez questão de participar do projeto, porque traz um futuro melhor para nossa população”, ressaltou do diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich.

Notí­cia em 15/05/2012