Estiagem baixa nível dos Sinos e traz dificuldades para Comusa

A estiagem que está causando problemas no Estado, inclusive provocando racionamento de água em alguns municípios, também traz dificuldades de abastecimento para a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. O nível do Rio dos Sinos que há dias registra menos de 80 centímetros chegou a marcar nesta sexta-feira, dia 11 de maio, apenas 52 centímetros na base de captação de água bruta da Comusa. A situação deixa a cidade em alerta. O diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, ressalta que o cenário só não é pior porque nesta época do ano o consumo é menor. “A população tem colaborado bastante no uso consciente da água, mas precisamos que a prática seja reforçada neste momento para evitarmos maiores problemas”, solicita.

O dirigente lembra que é possível economizar ainda mais água, principalmente agora que o clima está mais ameno. A Comusa recomenda que o consumo de três metros cúbicos de água por mês, o que equivale a três mil litros, para cada pessoa é o suficiente e garante o conforto. Com a medida simples e prática o cidadão acaba contribuindo para o uso consciente da água. “É um controle fácil, que o usuário pode fazer no próprio hidrômetro”, orienta Dietrich. 

Dicas da Comusa para economizar água

Em Casa

Evite banhos demorados; mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes e faz a barba; não use a descarga sem necessidade, nem utilize o vaso sanitário como lixeira.

Nas instalações

Conserte imediatamente os vazamentos, substituindo as partes danificadas das canalizações; não faça remendos provisórios; pesquise equipamentos e componentes que economizam água quando for fazer instalações hidráulicas. Em caso de vazamento na rua, avise a Comusa: 0800 – 6000 115.

Notí­cia em 11/05/2012

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL