Os 25 catadores participantes do programa CataVida, da Prefeitura de Novo Hamburgo, iniciaram na tarde de quinta-feira, 19 de abril, as oficinas deste ano de capacitação do projeto. A partir de agora, semanalmente os catadores se reunirão na Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) Amigo da Criança, no bairro Santo Afonso, para receber orientações sobre organização coletiva e reciclagem. O psicólogo e educador do programa, Marcelo Jungbluth, ministrará as capacitações.
A novidade, é que por meio de uma parceria com a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, os trabalhadores passarão a receber aulas de artesanato, coral, expressão corporal e questões sobre saneamento e Meio Ambiente. Durante a primeira aula do ano, a coordenadora do programa, Vera Rambo, explicou sobre as novas oficinas e as metas do CataVida para o ano de 2012. “Queremos implantar nesta região uma nova Central de Catadores, para que vocês possam fazer a gestão social do resíduo sólido aqui”, destacou.
Catadores receberão nova unidade neste ano
Os processos de licitação para a reforma de um galpão localizado na Vila Odete, no bairro Liberdade, deverão iniciar nos próximos dias. Com isso, o próximo passo é o iniciar obras de revitalização para então, inaugurar o espaço, que vai servir como nova Central para o trabalho dos catadores dos bairros Santo Afonso, Liberdade, Ideal e outros. “Há um anseio muito grande desses trabalhadores de iniciar os processos nesta região, pois eles sabem que no Centro a coleta seletiva já está implantada de forma muito significativa e as vidas daqueles catadores já mudaram muito”, explicou Vera. Para a reforma do local, serão investidos cerca de R$ 150 mil.
Notícia em 24/04/2012