O sonho de ter a Avenida 7 de Setembro totalmente reformulada e transformada em uma via mais urbanizada e segura vai virar realidade em Novo Hamburgo. Isto porque a Prefeitura deu incio às obras de melhorias dessa que é uma das principais entradas da cidade na quarta-feira, 30 de novembro. Através de uma parceria entre a Administração, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), AES Sul e Comusa – Serviços de Água e Esgoto, a obra vai trazer uma série de benefícios, como pavimentação, estacionamento oblíquo, estreitamento da calçada com largura de dois metros, canteiro central, entre outros. O custo das obras deve chegar a R$ 2,5 milhões. Esta ação será promovida pela AES Sul, como forma de contrapartida às instalações da nova rede de alta tensão no Município. Já a Comusa realizará a substituição das redes de água da localidade, com investimento de R$ 304 mil.
Para quem já conhece a avenida por mais de 50 anos, poder presenciar todas essas melhorias será mais um motivo de satisfação. É o caso do aposentado e delegado do Orçamento Participativo (OP) do bairro Liberdade, Odenir Schuvartz. “Conheço essa avenida desde que era de chão batido e estar presente pra ver toda a modernização que vai vir me deixa muito feliz, tenho certeza que essa obra será um dos cartões postais da cidade”, destacou o delegado.
A cerimônia que marcou o inicio da urbanização também contou com a apresentação de dança das alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Hermes da Fonseca. Antes da assinatura da ata publica de início de obras, o prefeito Tarcísio Zimmermann agradeceu aos presentes e falou sobre a importância da obra para o desenvolvimento. “É muito bom estarmos aqui para dar a largada para as obras, ainda mais com essa parceria que formamos com a AES Sul e Comusa, pois não teríamos dinheiro para realizar todas essas melhorias”, declarou.
Mudanças no trânsito
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) promoverá mudanças no trânsito local, como o isolamento em meia pista no sentido Avenida 1º de Março/BR-116 da Avenida 7 de Setembro, no trecho entre a 1º de Março e Rua da Figueira. Haverá sinalização indicando as alterações. A previsão mínima para o término deste trecho é de um mês. A segunda etapa, que contempla o outro sentido da via inicia com a finalização da primeira, e deve durar de dois a três meses. A urbanização da avenida será realizada entre a Primeiro de Março e a Rua Rio Paraná.
Notícia em 01/12/2011