O temporal de quarta-feira, 30 de novembro, que provocou falta de energia elétrica e interrompeu o sistema de bombeando de água bruta da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, no Rio dos Sinos, também acabou alterando o cronograma de racionamento de água divulgando na terça-feira, 29. O problema comprometeu o funcionamento do sistema de tratamento da Comusa, o que diminuiria ainda mais o nível de água nos reservatórios se a mudança não fosse feita. Os bairros do Setor 4 que iriam ter o corte no abastecimento das 22h às 4h, nesta quita-feira, foram afetados na noite de ontem. Com isso, a programação foi antecipada em um dia. Os bairros Jardim Mauá, Operário, Vila Nova (parcial), Guarani (parcial), Boa Vista, Hamburgo Velho, Rondônia e Ouro Branco (parcial) serão atingidos esta noite.
A chuva de ontem, segundo o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich, não irá melhorar o nível do Rio dos Sinos, que se mantém em uma média de 2,15 metros em relação ao nível do mar, na captação de água da Comusa. “Não podemos achar que isso vai resolver o problema da estiagem. Todos nós teremos que ter cuidado e economizar água agora”, avalia. E como a água é um bem de todos, é necessário que a população auxilie e fique engajada, evitando desperdícios e o mau uso dela. Na sexta-feira, 2 de dezembro, a Comusa inicia uma campanha publicitária para informar mais sobre o racionamento na cidade, e reforçando o conceito de que é necessário economizar agora para não faltar depois.
Além disso, uma série de medidas foram tomadas com o intuito de racionalizar o consumo. Arrozeiros, por exemplo, estão impedidos de fazer bombeamentos de água para suas lavouras, quando o nível do rio chegar em 2,15 metros. Em casa, os cidadãos também devem fazer sua parte, tomando banhos menos demorados, não lavando calçadas ou telhados com mangueiras e não deixando pias e torneiras abertas.
Rodízio entre bairros
Para evitar maiores problemas com abastecimento de água em Novo Hamburgo, a Comusa optou pelo racionamento e o revezamento de suspensão nos serviços entre as 22 horas até as 4 da manhã, dividindo a cidade em cinco regiões (setores). “Com isso buscamos a continuidade da água e interferir o mínimo possível na rotina da população”, explica Dietrich. Medidas punitivas estão descartadas inicialmente, mas poderão ser revistas caso haja um aumento excessivo do gasto de água. Confira abaixo o quadro de racionamento de água e o novo cronograma.
Setor 1: bairros Santo Afonso (exceto imediações da Rua Guia Lopes), Industrial, Liberdade, Ideal (parcial), Rio Branco, Vila Rosa (parcial) e Rincão (lado direito da BR-116 no sentido norte).
Setor 2: bairros Vila Nova (parcial), Guarani (parcial), Kephas, Canudos (do norte até a Rua Oslo), São José e São Jorge.
Setor 3: bairros Centro, Ouro Branco (parcial) e Canudos (do sul até a Rua Oslo).
Setor 4: bairros Primavera, Boa Saúde, Petrópolis, Rincão (do lado esquerdo da BR-116 no sentido norte), Roselândia e Ideal (parcial).
Setor 5: Bairros Jardim Mauá, Operário, Vila Nova (parcial), Guarani (parcial), Boa Vista, Hamburgo Velho, Rondônia e Ouro Branco (parcial).
Dicas para não gastar água
- Não varrer as calçadas com mangueiras e sim com vassouras;
- Não lavar calçadas, paredes, casas, telhados, grades com água potável;
- Não lavar carros com mangueira e com água potável;
- Não regar gramados e jardins, ou utilizar água das máquinas de lavar roupa/tanques para essas regas
- Evitar tomar banhos demorados, desligando o chuveiro enquanto ensaboar-se
- Desligar as torneiras enquanto escovar os dentes, fazer a barba, lavar louça
- Não lavar louças em máquinas de lavar louças ou esperar que tenha carga máxima antes de usá-la;
- Identificar e corrigir imediata e adequadamente todos vazamentos na casa. Para verificar se há vazamentos basta fechar o registro do hidrômetro e todas as saídas de água na casa. Se os ponteiros do hidrômetro continuarem a girar é sinal que há vazamentos.
- Todos devem informar imediatamente a Comusa em caso de vazamentos nas ruas ou calçadas, através do 0800 6000115 ou site www.comusa.com.br.
Notícia em 01/12/2011