Outubro Rosa

PADRONIZAÇÃO DE NICHOS



 

O programa de padronização de nichos da COMUSA  visa regularizar o acesso e a manutenção dos nichos dos quadros/cavaletes e hidrômetros, onde é a entrada de água dos imóveis. Novo Hamburgo apresenta hoje 4.000 nichos que se encontram dentro do pátio dos usuários, dificultando a leitura e a manutenção dos mesmos. Destes 4.000, 1.500 estão completamente sem acesso. Além disso existem mais 5.000 nichos que, apesar de estarem com acesso, se apresentam fora dos padrões de instalação recomendados, dificultando qualquer intervenção da COMUSA.


PROGRAMA REGULARIZAÇÃO DE NICHOS SEM ACESSO

MODELOS PADRÕES


1. O QUE VEM A SER O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO DE NICHOS SEM ACESSO?     

É um programa que a COMUSA define um prazo sem custo ao usuário para regularizar a ligação de água, para que o seu nicho (abrigo para o cavalete/ quadro e hidrômetro) esteja em local com acesso externo livre para a leitura mensal e manutenção.

2. O QUE O USUÁRIO DEVE FAZER?

Preparar um novo local com nicho no alinhamento do terreno, nas dimensões e nos moldes previstos no site da COMUSA. Além disto, deve deixar um ramal interno (cano de água), no nicho, para que a COMUSA coloque o seu quadro/cavalete com hidrômetro neste novo local.

3. A MUDANÇA DE POSIÇÃO DO QUADRO TEM CUSTO?

Há duas situações a serem consideradas:

1ª: se a mudança for de até 01 (um) metro para o lado da posição atual – a COMUSA não estará cobrando pela mudança (neste caso o ramal permanece o mesmo).

2ª: se a mudança for superior a 01 (um) metro para o lado – nesse caso, há os custos decorrentes de ligação nova, conforme valores previstos na Tabela de Serviços da COMUSA.

4. SE O USUÁRIO ESTIVER COM DÚVIDA, EM RELAÇÃO AO NICHO, O QUE FAZER?

Basta que ligue para o SAC - 0800 6000 115 que a COMUSA disponibiliza uma equipe de orientação ao usuário, sem custo algum.

5. O USUÁRIO MESMO PODE EXECUTAR A MUDANÇA DO LOCAL DO QUADRO?

Não. O usuário apenas faz o nicho e a espera (cano de água) e somente a COMUSA ou terceiros devidamente autorizados por ela podem intervir no quadro.

6. A COMUSA ESTÁ EMITINDO ALGUM AVISO?

Sim, na própria fatura de água quando não houver acesso para leitura, está saindo o seguinte aviso:

FATURA GERADA PELA MÉDIA

Seu nicho deverá ser padronizado em local externo acessível para leitura e manutenção, sob pena de MULTA e CORTE, caso não seja regularizada a situação em 30 (trinta) dias.  Comunique-nos pelo 0800 6000 115 quando o nicho estiver pronto que a Comusa faz a ligação do ramal na nova espera. 

7.  A  COMUSA EFETUARÁ O CORTE NO ABASTECIMENTO SE A SITUAÇÃO NÃO FOR REGULARIZADA?

Sim. Passados os 30 dias previstos a partir do aviso e não havendo a regularização, a COMUSA executará o corte. O abastecimento só será restabelecido após o nicho encontrar-se em local externo acessível para leitura e manutenção.

8. SE O NICHO ESTIVER PRONTO, O QUE DEVE SER FEITO?

Se o nicho já está pronto e sendo necessária apenas a mudança da posição do quadro, o usuário deve contatar a COMUSA e informar que o nicho e as esperas estão prontos. Será, então, encaminhada uma equipe para realizar o serviço.

9. E NAS SITUAÇÕES EM QUE SE VERIFICAR A NECESSIDADE DE LIGAÇÃO NOVA COM NOVO RAMAL?

Nesse caso, o usuário deve dirigir-se pessoalmente à nossas Centrais de Atendimento, na rua Joaquim Nabuco n. 1074 ou na rua Bartolomeu de Gusmão, 705, para realizar a solicitação.

 



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