Comusa presta esclarecimentos na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Diretor-geral da autarquia, Márcio Lüders, falou sobre qualidade da água, tarifas, problemas com vazamentos e falta de água no Município

O diretor-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Márcio Lüders, atendeu na quarta-feira, 16 de outubro, o requerimento da Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre a qualidade da água distribuída pela autarquia e sobre as tarifas aplicadas para usuários do Município. Lüders iniciou a apresentação mostrando a diferença entre as tarifas da Comusa e da Corsan, principal empresa de saneamento do Estado. “Temos uma diferença de 9,8% em relação à companhia estadual, atendemos uma porcentagem maior de usuários com a tarifa social, mesmo tendo um número muito inferior de economias atendidas. Nossa tarifa, definitivamente, não é a maior do Estado”, destacou.

Ele também falou sobre os principais problemas enfrentados pela Comusa em relação a vazamentos em Novo Hamburgo. “Tivemos um grande vazamento no dia 11 de outubro, onde uma adutora rompeu no bairro Canudos, em um lugar de difícil acesso para nossa equipe. Trabalhamos por 11 horas para resolver esse problema que afetou diversos bairros, e essa é uma realidade ainda recorrente devido às antigas redes da cidade”, afirmou. “Estamos trabalhando na substituição de redes em todo Município que vai reduzir esses vazamentos consideravelmente, mas é um trabalho extenso.”

Outro ponto levantado pelo diretor-geral foi sobre os problemas com a turbidez da água e os motivos que podem causar a situação. “Quando consertamos um vazamento ou uma ruptura, muitas vezes é impossível impedir a água com barro de entrar no cano. Nesses casos, a população deve comunicar a situação por meio do telefone 0800 6000 115 ou pelo aplicativo da Comusa. Infelizmente, não dispomos de uma equipe para averiguar todas as denúncias em redes sociais, mas todos que ligarem, terão um protocolo gerado e, eventualmente, serão atendidos.”

QUALIDADE DA ÁGUA - Lüders ainda aproveitou a oportunidade para reafirmar que a água sempre deixa a Estação de Tratamento de Água (ETA) com condições de potabilidade. “Temos um laboratório certificado, prêmios nacionais pelo nosso tratamento da água, analisamos ela de hora em hora para garantir a qualidade segundo portaria do Ministério da Saúde. O tratamento é feito por servidores de carreira, com especialização em suas áreas e anos de conhecimento que fazem esse trabalho, sabendo da importância e do cuidado necessário para a população”, reiterou.

O diretor-geral ainda respondeu questionamentos dos vereadores.

Notí­cia em 17/10/2019