Desde 2019, Comusa não enfrenta falta generalizada no abastecimento de Novo Hamburgo

Nesta semana, com o maior nível do Rio dos Sinos, desde 2013, na captação da Comusa - Serviços Água e Esgoto de Novo Hamburgo, em 8,03m, a autarquia não interrompeu a captação, o que poderia afetar o tratamento e abastecimento da comunidade de forma generalizada. Em 2020, na maior seca já enfrentada na história da Comusa, quando o nível do rio atingiu perigosos 1,74m, o abastecimento também não foi afetado, mesmo com a imensa dificuldade do tratamento devido à péssima qualidade de água bruta captada. O resultado foi fruto de uma série de investimentos em infraestrutura ao longo de anos que preparou a autarquia para enfrentar os extremos climáticos.

“Em 2019, tivemos um sério problema elétrico que afetou gravemente a distribuição de água. Iniciamos ali uma série de iniciativas para garantir alternativas reservas viáveis, prevendo as possíveis dificuldades que poderíamos enfrentar. Manutenção regular das bombas, lavagem dos reservatórios, motores e aparelhamento reserva, tudo isso para evitar uma situação tão grave novamente. E conseguimos superar essas dificuldades”, explica o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders.
Ele destaca que o esforço dos servidores é sempre no sentido de antever o que pode acontecer de errado e garantir uma solução rápida em caso de emergência. “No caso da cheia, desde 2013, eles têm feito uma série de melhorias na captação, como mudança dos disjuntores e transformadores, reforço dos muros de contenção. E isso foi fundamental para que não fosse necessário retirar os motores mesmo quando água do rio já estava invadindo a estação. Nesse momento tão difícil, a água potável continuou abastecendo toda a cidade”, explica Márcio.

Mais melhorias
Projetando novas cheias, a Comusa também trabalha na modernização da estação de captação. A obra, retomada em 2019, faz parte da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) que vai aumentar em 25% o volume de água tratado. “O novo prédio da estação já foi construído ao lado da atual estação e está em um nível ainda mais alto que o atual. Em breve, vamos licitar os novos equipamentos que vão equipar o local”, aponta.

Notí­cia em 03/10/2023

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL