Sobre a situação da captação da água nesta semana, a Comusa esclarece:

1. Na madrugada de quinta-feira, a equipe da Comusa verificou um aumento expressivo no pH e condutividade da água, tornando-a imprópria para o tratamento. A captação da água foi fechada por um período total de quatro horas até que a água estivesse novamente em condições de tratamento. Por volta das 8 horas da manhã, foi reiniciada a captação e o tratamento da água. A necessidade de paralisação na captação da água bruta tem como objetivo manter a qualidade da água distribuída em todo o Município.

2. Alguns pontos da cidade ficaram desabastecidos até que os reservatórios voltassem a operar em nível normal. A situação foi normalizada pelo fim da tarde de quinta-feira.

3. Os testes feitos de hora em hora, 24 horas por dia no laboratório da autarquia também têm mostrado que a água está saindo sem cor da Estação de Tratamento de Água (ETA).

4. A turbidez na água de usuários de alguns bairros do Município ocorre pois, quando há o desabastecimento, as tubulações que abastecem a rede secam. Assim, a oxidação acumulada no interior dos canos seca e, quando o abastecimento volta ao normal, ela é arrastada e acaba afetando o usuário final. Caso isso aconteça, a recomendação da autarquia é que o usuário entre em contato diretamente pelo call center, no telefone 0800 6000 115. Uma ordem de serviço será gerada e a equipe poderá realizar o expurgo da rede.

5. A cor da água não está relacionada com os problemas encontrados na captação da água do Rio dos Sinos.

6. Sobre a interrupção da captação: a questão está diretamente relacionada à qualidade da água do Rio dos Sinos. Com a chuva de quarta-feira, a sujeira afetou a qualidade da água do rio. Além disso, foi constatado a presença excessiva de metais na água, que aumentaram sua condutividade. A FEPAM já está analisando o caso.

7- A Comusa garante à população de Novo Hamburgo que segue rigorosamente a legislação do Ministério da Saúde que determina os parâmetros da potabilidade da água para abastecimento público e, assim, reafirma seu compromisso com o abastecimento de água de qualidade para a população hamburguense.

Notí­cia em 04/10/2019