Programa de Substituição de Redes avança no bairro Ideal

Trecho da Avenida Nações Unidas será interrompido para a melhoria no sistema de abastecimento

As obras do Programa de Substituição de Redes de Água avançam nos bairros Ideal e Liberdade. A etapa atual do projeto da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo foi iniciada no último mês de setembro e a previsão de conclusão é de seis meses a partir do começo das obras. Nesta terça-feira (14) a substituição das redes chegou à Avenida Nações Unidas. Em função disso, um trecho de 800 metros da via a partir da esquina com a Rua Guarujá será bloqueado no sentido do Centro ao bairro Santo Afonso.

O bloqueio do trânsito será de segunda à sexta-feira, 7h às 17h. A previsão da Virtual Engenharia, empresa responsável pelas obras, é de que os serviços no local durem cerca de 30 dias. Um transtorno passageiro, mas que trará benefícios que serão sentidos pelas próximas décadas. A nova tubulação é feita de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), um produto de alta performance com vida útil de até 50 anos, em substituição à antiga rede de fibrocimento que registrava vazamentos constantes.

A obra na Avenida Nações Unidas é de fundamental importância para o sistema de abastecimento de Novo Hamburgo. A rede adutora interliga bairros como Centro, Rio Branco e Ideal. Em função disso, o trecho recebe uma tubulação de maior diâmetro, de 400mm.

Investimento - A previsão é de conclusão da etapa 1 é de até seis meses. Na implantação desta melhoria estão sendo investidos cerca de R$ 36 milhões nos quatro anos da gestão da prefeita Fátima Daudt. Serão R$ 9 milhões por ano no período 2017-2020. No valor estão inclusos materiais e mão de obra. Com as obras, Novo Hamburgo terá melhorias no fluxo de abastecimento e redução na ocorrência de vazamentos. Assim, as vias públicas serão interrompidas menos vezes para manutenção.

O Programa de Substituição de Redes iniciou em 2006. Até o momento, Novo Hamburgo possui 350 quilômetros de rede modernizada, de um total de 868 quilômetros.  Entre 2017 e 2020, está prevista a modernização de mais 180 quilômetros de tubos.

 

Notí­cia em 14/11/2017

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL