Em pouco mais de um ano, Comusa corta 300 ligações clandestinas

Dentro do objetivo de reduzir as perdas de água no Município, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo implantou novas ações para identificar as fontes de abastecimento dos moradores. Com recadastramento das residências, desde outubro de 2013 o Centro de Controle Operacional (CCO) da autarquia promoveu o corte de 300 ligações clandestinas. “De lá para cá, somente com os recadastramentos, foram recuperados mais de 3,7 milhões de litros de água tratada que antes eram consumidos sem controle”, afirma o diretor da Comusa, Mozar Dietrich. 
 
O trabalho na busca por irregularidades com base no recadastramento é diário e contínuo. Cerca de 40% das economias da cidade já foram vistoriadas. Conforme o técnico operacional Luis Gustavo Alievi, as equipes fazem o recadastro coletando informações como o tipo de ligação, verificando se há hidrômetro e identificando supostas fraudes no sistema. Há casos que impressionam os técnicos. “Durante uma das varreduras, foi constatada que uma ligação clandestina abastecia 40 residências”, exemplifica. 
 
Com os resultados positivos, a ideia é intensificar as ações em 2015 para chegar a mais residências. Além de fornecer subsídios para programas já em andamento, visando o controle de perdas, os procedimentos adotados pelo CCO dão subsídios para criação de futuras iniciativas. “A autarquia passou a faturar sobre consumos antes irregulares e o consumidor a ter maior controle sobre o consumo. Isso, consequentemente, diminui o desperdício e aumenta o volume de água tratada disponibilizado para toda a comunidade”, pondera Alievi. 
 
Assessoria Comunitária auxilia nas ações
 
Em parceria com o CCO, a Coordenação Socioambiental da Comusa, por meio da Assessoria Comunitária, também trabalha na identificação de ligações irregulares e atua junto às Áreas de Interesse Social (AIS). Em 2014, 70% das economias nas AIS foram regularizadas. “Buscamos orientar a população sobre a importância de ter sua economia regularizada, explicando a melhoria da qualidade da água e da pressão, pois vem de uma rede da autarquia e não de um ponto clandestino”, enfatiza o coordenador socioambiental, Eric Rosa. 
 
A comunidade também pode denunciar situações irregulares e comunicar vazamentos através do fone 0800 6000 115.
 
Foto: Divulgação/Comusa
Corte de ligações clandestinas já atingiram 40% da cidade em ações de recadastramento que iniciaram em 2013

Notí­cia em 13/01/2015

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL