Comusa lança Campanha de Verão na internet

É com o slogan “feche com a gente” que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo lançou na quarta-feira, dia 3 de dezembro, a sua Campanha de Verão. Com o objetivo de conscientizar a população a economizar e fazer o uso racional da água tratada, a autarquia, inicialmente, fará a divulgação da campanha pela internet, por meio do site (www.comusa.rs.gov.br) e dos perfis no Twitter (@ComusaNH) e Facebook (facebook.com/ComusaNH). O lançamento celebra, ainda, os 16 anos que a Comusa opera os serviços de água e esgoto no Município – iniciados em 3 de dezembro de 1998.
 
Conforme o diretor-geral da autarquia, Mozar Dietrich, a campanha segue as ações tradicionais de educação ambiental e de responsabilidade com a natureza que a Prefeitura de Novo Hamburgo e Comusa realizam diariamente. “Estamos fazendo nossa parte, ampliando e modernizando nosso sistema de abastecimento para garantir segurança em nossos serviços. Mas queremos, cada vez mais, que a população tenha ciência de que é necessário fazer o uso racional da água potável”, diz o diretor.
 
Nas redes sociais, a Comusa usará a hashtag #FecheComAGente, estimulando as pessoas lavar louças e escovar os dentes sem a torneira aberta, evitar banhos demorados e lavar as calçadas com vassouras, sem uso de mangueiras. Nas ruas, a Coordenação Socioambiental realizará um trabalho de sensibilização junto aos moradores para que evitem desperdícios. A partir de janeiro, materiais informativos serão distribuídos à população e as faturas de água também estarão com o tema da campanha. 
 
Como evitar o desperdício:
- Desligue a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba. Durante 10 minutos, uma torneira aberta gasta 24 litros de água. Com esta quantidade, uma pessoa poderia beber água durante 12 dias.
- Ao utilizar máquina de lavar louças, só a ligue quando estiver com capacidade completa. Você pode economizar 3,6 mil litros de água por mês.
- Verifique se a válvula da descarga do seu vaso sanitário está regulada. O gasto pode diminuir de 20 para 9 litros de água.
- Não regue as plantas nas horas quentes do dia. Prefira o início da manhã e o final da tarde, pois a evaporação é menor. Use água da chuva e lembre-se que água em excesso também é prejudicial.
- Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche o chuveiro enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais de 20 litros de água vão embora pelo ralo. Deixe para escovar os dentes na pia, não embaixo do chuveiro.
- Deixe acumular as roupas sujas para lavar de uma vez só, consumindo assim menos água. Aproveite a água com sabão em pó para lavar as calçadas.
- Faça uma vistoria em todos os pontos de água. Verifique registro de torneiras, caixa de descarga, bóias da caixa d’água e canos. Nesses pontos podem ocorrer pequenos vazamentos, mas que geram grandes consumos.

Notí­cia em 03/12/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL