Método mais sustentável de tratamento de esgoto é apresentado em palestra

O projeto Tecnologias para o Tratamento de Esgoto de Novo Hamburgo, pioneiro no Brasil, realizado pela Comusa – Serviços de Água e Esgoto, Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo em convênio com a Universidade Feevale foi tema de palestra nesta quarta-feira, 20 de agosto. O evento ocorreu no auditório do prédio Branco, no Câmpus II da Universidade e foi voltado para autoridades, integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Comitesinos e comunidade.

A palestra ministrada pelo diretor-geral da Comusa Mozar Dietrich e pelo professor da Feevale Gunther Gehlen divulgou as ações do convênio junto ao meio político e a comunidade. O evento apresentou as ações do projeto para Novo Hamburgo, mostrou seu histórico e o estágio em que se encontra, além de propor o modelo para toda a região, apresentando os benefícios relacionados.

Sobre o projeto
 A Comusa, Feevale e a Prefeitura de Novo Hamburgo vem investigando, desde o final de 2012, o uso de tecnologias sustentáveis no tratamento de esgoto no município. Na estação de tratamento de esgoto (ETE) Mundo Novo, localizada no bairro Canudos, foi instalado um sistema experimental de tratamento que utiliza a tecnologia com Filtro de Macrófitas em Flutuação. A estação piloto trata 90 m3/dia de esgoto, para uma população de aproximadamente mil pessoas.

A principal inovação da tecnologia é o emprego de balsas para promover a flutuação das plantas (Typha dominguense) e o sistema de distribuidor de fluxos de entrada e saída do efluente. Com apoio adequado, as raízes de todas as plantas se entrelaçam, tecendo um tapete raízes que flutua na água. Uma vez formado o filtro flutuante de plantas, o oxigênio é injetado diretamente do ar para o esgoto através das folhas e raízes, devido ao sistema alveolar de sua estrutura. As plantas em flutuação fornecem uma grande superfície para a fixação de microrganismos que auxiliam no processo de purificação.

Foto: Ana Knevitz/Imprensa Feevale

Projeto pioneiro no Brasil é apresentado pelo diretor-geral da Comusa