UTILIDADE PÚBLICA: Instalação de nova grade pode causar falta de água na quarta-feira

A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo alerta a população que pode faltar água em diversos pontos da cidade na quarta-feira, dia 16 de abril. Será feita neste dia a troca do gradeamento de contenção de sólidos no Poço de Captação de Água, junto ao Rio dos Sinos. Para que essa operação seja realizada, o bombeamento necessita ser interrompido. O procedimento inicia às 9h e deve durar cerca de seis horas. Contudo, a previsão é de que haja desabastecimento e a distribuição se normalize a partir das 19h.

Conforme a equipe técnica da autarquia, manobras nas redes serão feitas para minimizar os efeitos de possível falta de água. Em caso de desabastecimento, a primeira região que deverá sentir o corte será a do bairro Centro e arredores. Após, os pontos mais distantes e mais altos, como os bairros Boa Saúde, Rincão, São José, Vila Diehl, Roselândia e Canudos. A Comusa importará água de Campo Bom, por meio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para atender parte do bairro Canudos. A autarquia solicita que os moradores reservem água ao máximo para diminuir os efeitos do desabastecimento.

A troca da grade se faz necessária devido ao desgaste. O atual equipamento já tem dez anos de uso e sofre constantemente com a sujeira que há no Rio dos Sinos. O gradeamento é o que impede que resíduos, muitos deles pesados, entre nos poços, danificando a estrutura da Estação de Captação de Água Bruta (EAB). Serão investidos R$ 20 mil na substituição do material.

Notí­cia em 14/04/2014