Além do processo de tratamento, a água distribuída pela autarquia conta com rigoroso processo de controle de qualidade em 120 pontos estratégicos espalhados pela cidade.
Antes de chegar nas torneiras de casa, a água passa por um processo rigoroso de tratamento e controle de qualidade. No laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Comusa, por exemplo, são realizadas análises de hora em hora, 24 horas por dia, para monitoramento do processo de tratamento em todas as suas etapas.
Mas não é apenas esse trabalho que garante a sua potabilidade. Para isso, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo conta com os Pontos de Controle de Qualidade (PCQs), usados para o monitoramento da água tratada na rede de distribuição da cidade. Esses pontos são usados para verificar se a água que chega aos usuários tem a mesma qualidade da que saiu da ETA, obedecendo aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Com coletas diárias, a Comusa monitora 120 pontos espalhados estrategicamente pela cidade. Em cada um deles são coletadas três amostras de água. Uma delas é analisada no próprio local, onde é avaliado se a quantidade de cloro atinge o mínimo determinado por lei. As outras duas são analisadas de forma mais detalhada, onde são feitos testes físico-químicos e microbiológicos.
Outro ponto importante são os laboratórios da autarquia, que possuem reconhecimento da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, por atender à norma técnica ISO 17025. Esta qualificação traz mais segurança quanto à confiabilidade dos resultados das análises realizadas. Além disso, o Laboratório de Controle de Qualidade da Comusa é cadastrado junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) como Laboratório de Análises Ambientais.
Como resultado do rigoroso trabalho de controle de qualidade, a água tratada pela Comusa atende aos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Essas análises garantem que a água recebida pelos usuários apresente condição adequada e segura para o consumo humano. “A Comusa trabalha 24 horas por dia para garantir a qualidade da água tratada distribuída para a população. Tanto o tratamento como o monitoramento da água são realizados por uma equipe comprometida e qualificada”, destaca a Engenheira Química Aline Bauer Lacerda.

Notícia em 29/10/2025