Foi recebido novo aviso para esta matricula. Deseja visualizar?

Comusa intensifica Programa de Substituição de Hidrômetros em Novo Hamburgo

Aparelhos com mais de 10 anos de uso ou que apresentem medição irregular serão trocados gratuitamente. O objetivo é que 16 mil hidrômetros sejam trocados até o ano que vem.

Desde abril deste ano, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo – está colocando em prática o Programa de Substituição de Hidrômetros. A iniciativa, tem como objetivo modernizar o parque de medição da cidade, reduzir perdas e garantir a cobrança de valores mais justos nas tarifas. A meta é que sejam substituídos mais de 16 mil equipamentos até dezembro do ano que vem.

Os hidrômetros são responsáveis por medir o consumo de água nas residências e estabelecimentos, porém, estes equipamentos possuem vida útil limitada. Com o tempo, passam a registrar volumes de consumo menores, gerando o que é chamado de submedição. Isso provoca perdas de faturamento e diferenças nas contas de água dos usuários.

Sendo assim, para suprir a demanda, o programa atua de acordo com critérios técnicos, priorizando a troca de hidrômetros instalados até 2015, com mais de 10 anos de uso, ou que apresentem consumo médio incompatível com seu histórico. Além disso, os novos equipamentos são compostos de material plástico, diminuindo casos de furtos que causam desperdício, prejuízo e transtornos aos usuários.

As substituições dos hidrômetros são feitas de forma gratuita pela Comusa. De acordo com a diretora de relacionamento com o cliente da autarquia, Letícia Pereira, o programa é encarado como investimento. “A substituição de hidrômetros é uma ação essencial para reduzir perdas, aumentar a eficiência operacional e garantir a sustentabilidade financeira e ambiental”, destaca.

Em seis meses, a proposta já aponta resultados significativos. De acordo com a Diretoria de Relacionamento com o Cliente, responsável pelo programa, até agora foram emitidos 5.543 pedidos de trocas de equipamentos. Destes, 4.449 foram substituídos, sendo 1094 solicitações não atendidas por falta de acesso ao local ou irregularidades em nichos de instalação.

O objetivo agora é aumentar o número de trocas mensais, atingindo a substituição de pelo menos mil equipamentos. “Para viabilizar essa meta, destacamos a necessidade de manter equipes capacitadas e estoque adequado dos equipamentos”, afirma.

Notí­cia em 18/09/2025

Fale Conosco
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL