Foi recebido novo aviso para esta matricula. Deseja visualizar?

Comusa participa da inauguração da nova Estação de Tratamento de Efluentes do Hospital Regina

Na manhã desta quarta-feira, 6, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo participou da inauguração da nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Hospital Regina. O evento contou com a presença do diretor-geral, Paulo Roberto Kopschina, e do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti.

Com investimento de aproximadamente R$800 mil, a nova estrutura passou a operar no fim de julho e garante o tratamento integral dos efluentes gerados em todas as áreas do hospital, tanto assistenciais quanto administrativas. A estação, tem capacidade para tratar até 103 mil litros de esgoto sanitário por dia, atendendo plenamente à demanda da instituição.

De acordo com a engenheira Letícia Pereira, da Águas Claras Engenharia, o sistema adotado pelo hospital é composto por um tratamento biológico completo, utilizando processos anaeróbios e aeróbios baseados em lodos ativados. Segundo ela, os efluentes passam por uma série de etapas que garantem a remoção eficiente de cargas orgânicas e nutrientes como nitrogênio e fósforo, e a desinfecção final, antes de serem descartados na rede pluvial.

A inauguração foi celebrada pelo Hospital Regina como um marco em sua trajetória de cuidado ambiental. “Há anos o Hospital Regina demonstra compromisso com a preservação ambiental, realizando a separação adequada de resíduos químicos, orgânicos, biológicos e recicláveis, sempre com destinação correta. Agora, com o funcionamento da ETE, avançamos ainda mais na proteção dos recursos hídricos, na prevenção de doenças e no fortalecimento do potencial de reuso da água tratada em nossa cidade. Estamos muito felizes com essa conquista e por poder contribuir efetivamente para a redução do impacto ambiental e o desenvolvimento sustentável de Novo Hamburgo”, destaca a gerente de Apoio, Denise Michels.

Para o diretor-geral da Comusa, a obra inaugurada pelo Hospital Regina é de extrema importância e vai ajudar a cidade de Novo Hamburgo a cumprir os objetivos traçados pelo novo Marco Legal do Saneamento. “Ela representa um avanço significativo, não apenas para o hospital, mas também para a saúde, a prevenção e o meio ambiente. Além disso, nos beneficia diretamente, pois vai tratar um percentual importante de efluentes. Estamos nesta batalha para alcançar 90% do esgoto tratado até 2033, e, por isso, para a Comusa, ela também tem grande relevância.” afirma.

O funcionamento da nova ETE do Hospital Regina representa um ganho importante para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade da água em Novo Hamburgo. Ao tratar integralmente seus efluentes, o hospital reduz a carga poluidora que chega ao sistema municipal e contribui para a prevenção de doenças, fortalecendo o esforço conjunto de instituições públicas e privadas para garantir um futuro mais sustentável para a cidade.

Notí­cia em 06/08/2025

Fale Conosco
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL