Na tarde desta quinta-feira, 24, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, realizou uma reunião interna com foco na apresentação dos resultados do primeiro semestre da Diretoria Administrativa Financeira e na projeção de metas para a segunda metade de 2025. O encontro foi realizado no auditório do Centro de Educação Ambiental do Parque Floresta Imperial e contou com a presença de servidores de diversas áreas da autarquia.
Além da presença do Diretor-geral, Paulo Roberto Kopschina, participaram, também, os membros das coordenações Financeira, de Suprimentos e Administrativa de Recursos Humanos, representantes da Diretoria Técnica, Diretoria Comercial e equipes dos setores Jurídico, Comunicação e Socioambiental. “Chamamos todos os setores para que tenham conhecimento do que está acontecendo na Comusa e para que se sintam parte do processo”, explica o diretor financeiro Emílio Kerber Filho.
Planejamento para o segundo semestre
Durante o encontro, foram detalhadas as próximas ações da Diretoria Administrativa Financeira. Entre elas, está a concretização do leilão de mais de 16 toneladas de materiais inservíveis, iniciado ainda no primeiro semestre, que além de gerar recursos também permitirá a reorganização de espaços da autarquia, como o almoxarifado localizado na BR-116.
Outro destaque será a regularização de mais de 83 terrenos pertencentes à Comusa, uma pendência histórica que remonta à criação da autarquia há mais de 25 anos. Também está prevista a consolidação do uso do cartão corporativo, o que deve representar mais segurança nos processos e praticidade para os detentores de suprimento de fundos.
A autarquia pretende ampliar a transparência com a divulgação ativa do calendário de licitações, inclusive com possibilidade de divulgação na imprensa. Além disso, seguirá com o plano de capacitação dos servidores, que teve aumento significativo no primeiro semestre, e realizará a aquisição de novos mobiliários para melhorar as condições de trabalho.
Está prevista ainda a contratação de pelo menos dez novos servidores concursados, o aprimoramento de funcionalidades do sistema IPM nas áreas financeira e contábil, a atualização do sistema de identificação dos servidores com a distribuição de novos crachás, e a consolidação da reorganização da frota operacional.
Equiparação salarial é prioridade entre as metas da autarquia
Entre as principais metas apresentadas para o segundo semestre está a discussão do Projeto de Lei do Novo Plano de Cargos e Salários da Comusa. A proposta tem como objetivo valorizar os servidores e evitar a perda de profissionais qualificados para outras cidades da região.
“Essa é a nossa meta mais importante. A ideia é propor uma reestruturação de cargos e também uma mudança significativa na proposta de salários da Comusa, para que a gente consiga reter mais servidores”, destaca Emílio.
O diretor reforçou ainda que, assim que o decreto de calamidade financeira de Novo Hamburgo expirar, a proposta será apresentada ao Conselho Deliberativo da autarquia e, após, ao prefeito do município, Gustavo Fink, que já se mostrou positivo com essa mudança. “Estamos buscando uma equiparação com cargos de mesma natureza na região do Vale dos Sinos. Não justifica a Comusa perder profissionais com mais de uma década de casa, preparados, treinados e capacitados para as cidades vizinhas que pagam melhor”, afirma.
Balanço positivo dos primeiros seis meses
A reunião também retomou os principais resultados obtidos no primeiro semestre, como a economia de mais de 5 milhões de reais, valor conquistado por meio da adesão ao mercado livre de energia, revisão de contratos, redução de cargos de confiança e reavaliação da frota.
“Toda essa reestruturação e essas entregas só foram possíveis por causa da diretriz do prefeito municipal, que nos dá liberdade para trabalhar, e do diretor-geral, Paulo Kopschina, que tem confiado no nosso trabalho”, ressalta.
A reunião foi um momento importante para ressaltar os avanços já alcançados e reforçar o trabalho contínuo de melhorias que vem sendo conduzido pela Comusa. O encontro também fortaleceu a integração entre os setores e a transparência das ações planejadas para o futuro da autarquia que, para o diretor-geral, é fundamental para que novos objetivos sejam alcançados. “É nosso papel, enquanto equipe, nos unirmos cada vez mais e, assim, fortalecer nosso trabalho e buscar a excelência na entrega de nossos serviços à comunidade hamburguense”, destaca.
Notícia em 25/07/2025