Programa de Recuperação Fiscal incentivou a regularização de débitos com descontos em juros e multas
A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo finalizou sua primeira participação no Programa de Recuperação Fiscal (Refis) com saldo positivo. Ao todo, 42 usuários aderiram à campanha e regularizaram seus débitos com a autarquia, totalizando uma arrecadação de R$ 77.107,66. Os valores referem-se a faturas emitidas até 31 de dezembro de 2024 e inscritas em dívida ativa, quitadas com remissão de 100% de juros e anistia de multas, conforme previsto pelo programa.
A adesão da Comusa ao Refis ocorreu como parte da iniciativa lançada pela Prefeitura de Novo Hamburgo, que visa oferecer condições facilitadas para a regularização de dívidas junto ao poder público. Para o diretor-geral da autarquia, Paulo Roberto Kopschina, o resultado alcançado comprova a importância da iniciativa. “Avalio essa primeira participação no programa muito positiva, uma vez que conseguimos arrecadar um valor expressivo que poderia ser perdido e os usuários puderam usufruir de bons descontos para quitar suas dívidas”, afirma.
O Refis 2025 foi encerrado no dia 3 de julho e ofereceu aos usuários da Comusa a possibilidade de quitar seus débitos de forma integral, em parcela única, com abatimento total de encargos financeiros. Além de facilitar a regularização para os inadimplentes, o programa contribuiu para a recuperação de valores que poderiam ser perdidos em processos judiciais.
Com resultados positivos, a Comusa deve considerar futuras edições como forma de aproximar ainda mais o serviço público da população, promovendo alternativas justas para a quitação de dívidas e o fortalecimento da arrecadação.
Notícia em 10/07/2025