A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, substituiu preventivamente, uma bomba, de um dos grupos de motobombas responsáveis pela captação de água bruta do Rio dos Sinos, na manhã desta terça-feira, 18.
Durante uma inspeção, foi constatada a necessidade de substituição do equipamento que estava com uma avaria. A ação não afetou o abastecimento do município.
A bomba é capaz de bombear cerca de 370 litros de água por segundo. O equipamento foi acoplado ao motor, com potência de 900 CV (unidade de medida denominada cavalo-vapor), que representa 661500 watts.
Para entender: a água é captada por dois grupos de motobombas, totalizando cerca de 700 litros por segundo, passa pelas redes adutoras de água bruta até chegar na Estação de Tratamento de Água (ETA). Esse processo leva em torno de 40 minutos. Na ETA a água passa pelo processo de tratamento, composto por clarificação e desinfecção, é armazenado nos reservatórios e posteriormente distribuído de forma lenta e gradual até chegar nas torneiras da população.
Notícia em 18/03/2025