Em reunião com a Defensoria Pública e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo aprovou nesta sexta-feira, 24 de maio, o Acordo Emergencial para isenção da tarifa de água de afetados pelas enchentes no Município de Novo Hamburgo.
Conforme o acordo, os usuários das categorias sociais terão isenção de todo e qualquer consumo de água e esgoto registrado nas economias alagadas, incluída a tarifa básica por um período de seis meses. Para os usuários das categorias não sociais, as isenções de cobrança de todo e qualquer consumo de água e esgoto registrado nas economias alagadas, incluída a tarifa básica por um período de dois meses.
“O acordo emergencial vem para amenizar os danos causados para todos os hamburguenses atingidos pela enchente. É de extrema importância conceder às pessoas atingidas esse auxílio”, afirma o vice-prefeito e diretor-geral Márcio Lüders.
O acordo aprovado prevê ainda a isenção da cobrança de água e esgoto para os abrigos temporários, para atendimento aos desabrigados pelo evento climático, enquanto perdurar o tempo de abrigamento. A medida atinge abrigos (inclusive de animais) cadastrados pelo Município até a presente data ou os que vierem sucedê-los, bem como aqueles que virem a ser citados pelo Município por conta do aumento ou permanência da situação de abrigo.
Alinhamento de Acordo Emergencial.pdf
Notícia em 24/05/2024