Comusa alerta: enchente no Rio dos Sinos pode afetar a captação de água

Autarquia pede que comunidade não desperdice água tratada para evitar o desabastecimento

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo alerta que as cheias podem afetar a captação de água no Município com o aumento do nível do Rio dos Sinos, após as chuvas da última semana. Na manhã desta quinta-feira (02), o nível era de 7,51, e as águas já invadiam o terreno das bombas de captação. Caso a vazão continue na mesma velocidade, é possível que o nível supere a maior marca histórica já registrada pela Comusa, em 2013, de 8,22m. Em junho do ano passado, o rio atingiu 8,03m, mas a captação não foi afetada. “Essa é a situação mais crítica que já passamos na Comusa. Caso o rio não pare de subir, teremos que suspender a captação temporariamente para garantir a integridade dos sistema. Estamos com os reservatórios trabalhando em capacidade máxima, mas precisamos que a comunidade use a água tratada com moderação e não desperdice água nos próximos dias”, alerta o vice-prefeito e diretor-geral da autarquia, Márcio Lüders.

Notí­cia em 02/05/2024