Material sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) já está disponível para consulta pública

Já está disponível para consulta pública o documento que reúne material referente à revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), relativos ao período de 2017 a 2022. A audiência com representantes dos quatro eixos que compõem o PMSB (água, esgoto, resíduos e drenagem urbana) além da comunidade em geral, ocorreu na tarde da última terça-feira, 20, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. A abertura foi feita pelo presidente do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental, secretário municipal de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura.

Esta audiência serve para estabelecer novas metas e avaliar as anteriores, traçadas há quatro anos. A atividade atende determinação do Governo Federal, como na Lei Federal 12.304/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Os questionamentos, dúvidas e considerações referente ao material publicado acima, devem ser encaminhados para o e-mail consam@novohambugo.rs.gov.br até dia 20/01/2023.

Os eixos água e esgoto foram os primeiros a serem apresentados, pela Comusa, que começou com uma introdução do plano atual e as metas alcançadas, seguindo com a apresentação das novas metas de curto, médio e longo prazo.

O eixo resíduos foi apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com ênfase no serviço prestado pela Diretoria de Limpeza Urbana, e na sequência foi apresentado o eixo drenagem urbana, com explanação da Diretoria de Esgotos Pluviais (DEP). Nesse ponto, também foram apresentadas as metas cumpridas e as que estão em andamento referente a substituição de redes de água pluvial na cidade, entre outras ações.

O material para consulta pública, que compreende o PMSB traçado em 2017 e a ata da audiência podem ser acessados pelo link (https://www.novohamburgo.rs.gov.br/semam/plano-municipal-saneamento-basico).

Notí­cia em 23/12/2022