Mesa redonda compara água de Novo Hamburgo a de Copenhagen

Evento aberto ao público ocorre dia 25, no Centro Ambiental do Parque Floresta Imperial

Para apresentar os desafios do tratamento de água na região, a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, em parceria com a Vigilância Sanitária, realiza, no dia 25, às 9h30, no Centro Ambiental do Parque Floresta Imperial, uma mesa redonda comparando a água tratada pela autarquia com a água captada no subterrâneo da cidade de Copenhagen, na Dinamarca. As inscrições podem ser feitas pelo email socioambiental@imprensa.rs.gov.br e as vagas são limitadas.

A coordenadora de produção da Comusa, Luciane Maria, destaca que a atividade, que está sendo realizada em comemoração à Semana Interamericana da Água, tem o objetivo de mostrar a dificuldade de tratar o Rio dos Sinos diariamente. “Estamos falando de um rio de poluição nível 4. Colocando esses dois tipos de água bruta na comparação, temos uma noção da diferença e do trabalho que precisa ser feito no Sinos para melhorar essa realidade”, comenta.
O vice-prefeito e diretor-geral da autarquia, Márcio Lüders, afirma que a oportunidade tem um caráter educativo importante para entender o funcionamento do tratamento de água. “A gente abre a torneira e água sai pronta para consumo, potável. Dificilmente pensamos no trabalho que é tornar aquela água do Sinos nessa qualidade. Essa comparação ajuda os estudantes e comunidade a valorizarem o que é feito pela Comusa.”

Notí­cia em 20/10/2022