Comusa destaca o avanço no tratamento de esgoto em evento regional

Autarquia apresentou as obras para atender ao Marco Legal do Saneamento no 1º Congresso de Saneamento Básico do Consórcio Pró-Sinos

Os desafios do Marco Legal do Saneamento na Bacia do Rio dos Sinos foi o tema do 1º Congresso de Saneamento Básico, realizado pelo Consórcio Pró-Sinos na semana passada, em Canela. A prefeita de Novo Hamburgo e vice-presidente do Pró-Sinos, Fátima Daudt, o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Márcio Lüders e servidores da autarquia, participaram do evento, que contou também com participantes da Corsan e Semae.

A maior preocupação apresentada nas palestras foi em relação às fontes de financiamento público para as obras de tratamento de esgoto após o estabelecimento do Marco do Saneamento. De acordo com Márcio, as linhas de crédito estão escassas e podem dificultar as obras das autarquias. “Antes do Marco havia muitas opções junto aos bancos públicos. Por conta de problemas de gestão, muitos desses recursos foram perdidos e, agora, estão sendo repassados a bancos privados. Como esses investimentos são volumosos, sem eles, se torna inviável realizar essas obras e dificulta demais atingir as metas do Marco”, comenta.

Ainda no evento, Márcio apresentou os avanços da Comusa desde 2018, como a recuperação de recursos para construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Luiz Rau, que começou a sair do papel neste ano, a entrega da ETE Vila Palmeira, finalização da ETE Roselândia e o ingresso da autarquia no Pacto Global da ONU, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Notí­cia em 16/09/2022