Comusa e Semae unem forças em campanha de uso racional da água

Em meio à estiagem, as autarquias de Novo Hamburgo e São Leopoldo se reuniram, nesta quarta-feira (05), para definir estratégias conjuntas na conscientização da população

A situação de estiagem na região foi tema de reunião entre as equipes da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo e o Semae: Serviço Municipal de Água e Esgotos de São Leopoldo, na tarde desta quarta-feira (05). Com o baixo nível do Rio dos Sinos registrado no começo deste ano, 1,86m na captação da Comusa e 1m na captação do Semae, o objetivo é reforçar as campanhas de conscientização para o uso racional da água junto à comunidade e à mídia para garantir que não falte água tratada neste verão para todos.
“Essa é uma iniciativa fundamental para que possamos alinhar as estratégias e destacar a importância que toda a comunidade tem nesse processo. As duas autarquias estão garantindo o tratamento com qualidade das águas do rio, mas é necessário que a população entenda que não é um bem infinito e que, neste momento, estamos passando por uma imensa dificuldade. Se todos colaborarem um pouco, o impacto será muito positivo.
Para o vice-prefeito e diretor-geral do Semae, Ary Moura, essa iniciativa será importante para mobilizar a comunidade de forma geral. "A água é um bem de todos e todos são responsáveis pelo uso consciente dos recursos hídricos com a baixa do nível do rio: a sociedade, a indústria e a agricultura, para que não haja nenhum tipo de problema no abastecimento", disse.

Campanhas nas ruas
A Comusa já iniciou em dezembro sua campanha de verão #FechaPraPreservar, destacando a importância de evitar o desperdício e do consumo consciente tanto nas redes sociais quanto na mídia. O Semae vai lançar nos próximos dias também sua campanha incentivando o uso consciente de água tratada no período de estiagem.

Notí­cia em 06/01/2022