Novo Hamburgo inaugura Estação de Tratamento de Esgoto na Vila Palmeira

A Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo inaugura nesta quarta-feira, dia 1º, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. Iniciada em agosto de 2019, a ETE recebeu, na semana passada, sua licença de operação definitiva e já começa a operar efetivamente após quase quatro meses em testes.
“Estamos muito felizes em entregar mais esta importante obra para a comunidade hamburguense. É uma estrutura compacta, mas que representa muito no caminho que estamos trilhando pela melhoria do saneamento na cidade”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt. Fátima reforça seu comprometimento e  determinação de sua gestão em deixar como legado uma cidade melhor em todos os aspectos, incluindo investimentos que refletem diretamente na qualidade de vida da população.
A nova ETE, que vai beneficiar mais de 5 mil pessoas que vivem no local, teve investimento de mais de R$ 5,1 milhões e permite o tratamento de até 16 litros por segundo. O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, lembra que a ETE veio pré-montada e, por isso, teve um tempo rápido de finalização. “Os resultados que tivemos nos testes comprovaram a qualidade desse novo modelo, que foi muito eficiente e vai beneficiar toda a população”, explica.
Parte da estrutura que vai compor o complexo da ETE Luiz Rau, que teve liberação para início de obras por parte da Fepam neste ano e deve ser responsável pelo tratamento de 50% do esgoto de toda Novo Hamburgo, a estação da Vila Palmeira tem vazão de 16 litros por segundo. Junto com a ETE Roselândia, em fase de finalização, representam avanços importantes para que o Município atinja as metas do Marco do Saneamento até 2033.
“Estamos realizando estudos e investindo para garantir que Novo Hamburgo amplie o tratamento de esgoto, algo que sempre foi deixado para depois. E é importante lembrar que cada real investido em saneamento equivale a 9 reais poupados em saúde. É qualidade de vida para nossa população”, finaliza Lüders.

Como funciona a estação?
O sistema implantado é de uma Estação de Tratamento de Esgoto compacta.

Tratamento da fase líquida:
Pré-tratamento (gradeamento) – tratamento biológico do tipo aeróbio – tratamento físico-químico – desinfecção por ultravioleta

Tratamento da fase gasosa:
O lodo vai para um biodigestor anaeróbio, após, segue para o tanque de lodo digerido, posteriormente para uma centrífuga para desidratar o lodo que vai para um contêiner onde fica acumulado.
Destino final: aterro sanitário.

Tratamento da fase sólida:
A biodigestão do sólido gera biogás, o qual é queimado pelo sistema queimador de biogás.

Notí­cia em 01/09/2021