Processos da Comusa passam a ser 100% digitais

Desde março, são mais de 260 processos já criados. Iniciativa gera sustentabilidade, facilita o trabalho de servidores e o arquivamento dos documentos

Desde o final de março, a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo já atua com processos 100% digitais. A novidade agiliza, facilita o acesso e arquivamento dos milhares de processos anuais criados na autarquia e, nas dificuldades geradas pelo isolamento social durante a pandemia do coronavírus, garante o fácil acesso digital sem contato físico dos servidores com o documento. Ao todo, mais de 260 processos já foram criados no ambiente digital em pouco mais de um mês de implantação.

De acordo com o coordenador financeiro Luiz Sachser, a ideia de tornar todos os processos digitais já era uma discussão de quase uma década, mas só veio a se tornar uma possibilidade real no ano passado. “Há mais ou menos 8 anos, começamos a notar que teríamos uma grande dificuldade em guardar toda a documentação pois não temos espaço físico suficiente. Logo pensamos em digitalizar tudo, mas o processo custaria muito caro e precisaríamos fazer o registro cartorial de cada documento, que tornaria tudo excessivamente caro”, explica. “Em 2017, o sistema da IPM passou a oferecer o módulo de processo digital, o que permitiria viabilizar essa ideia e tornar tudo digital e, no ano passado, o diretor-geral, Márcio Lüders, deu o aval e determinou para agilizar a implantação do sistema. Com isso, configuramos o sistema que começou a funcionar no mês passado”, destaca Sachser.

Para Lüders, a mudança moderniza a autarquia e torna mais eficiente o processo burocrático. “Tornar esses milhares de processos anuais digitais não só poupa nosso espaço físico, como significa toneladas de papéis que não serão utilizados e arquivados. É uma medida importante não apenas para facilitar o acesso à documentação, mas de atingir nosso compromisso com a sustentabilidade, firmado quando nos tornamos signatários no Pacto Global da ONU”, afirma.

Processo facilita trabalho em home office

O objetivo era dar início aos treinamentos em março, no entanto, a necessidade de isolamento social acabou mudando a programação. “Nós sabíamos que trabalhar com o processo físico em home office seria um problema imenso, tanto pelo deslocamento físico como o risco de expor nossos servidores ao coronavírus ao tocar nos documentos. O que fizemos, com a autorização da diretoria, foi implantar os processos de pagamento 100% digitais, que são os mais urgentes. Assim, o servidor pode trabalhar de casa, com o documento original, sem se expor ao risco, tramitando o processo de forma clara e transparente.”

Notí­cia em 04/05/2020

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL