Dentro das atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente de Novo Hamburgo, uma oficina de minicisternas foi promovida na Praça do Imigrante, incentivando a população a reservar água. A ação foi desenvolvida pela Prefeitura, por meio do Comitê Gestor de Educação Ambiental (CGEANH), e foi coordenada pela Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.
As equipes informaram a comunidade sobre a utilização da água captada e instruções para a confecção de um reservatório de água caseiro. A atividade faz parte do programa Guarde a Chuva, criado em 2013 com o objetivo de incentivar a população a aderir à captação e ao uso racional da água da chuva por meio de cisternas ou recipientes para atividades do dia a dia. No evento ainda foram distribuídos copinhos de água, mudas de salsa e coentro, além de panfletos instrutivos sobre como montar uma cisterna.
A dona de casa Karen Rosane Soares, 37 anos, planeja captar a água chuva futuramente. “Eu já tinha visto na TV sobre o assunto, mas muito rapidamente. Pretendo reunir os materiais e fazer uma cisterna. É uma ótima maneira de reservar a água e economizar em casa”, comentou a moradora da Vila Kipling.
Explicações sobre a confecção de cisternas caseiras foram repassadas à população.
Panfletos com instruções sobre a montagem dos reservatórios foram distribuídos aos interessados.
Os materiais e ferramentas necessários para a produção da cisterna foram expostos durante a oficina.
Notícia em 12/06/2015