A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo promoveu a instalação de duas cisternas durante a Semana do Meio Ambiente. Por meio da Coordenação Socioambiental da autarquia, foram instalados reservatórios nas escolas municipais de Educação Infantil (EMEI) Joaninha, no bairro Canudos, e de Ensino Fundamental (EMEF) Nilo Peçanha, no bairro Ideal, nos dias 9 e 10 de junho. A ação faz parte do programa Guarde a Chuva, que tem como objetivo incentivar a captação de água para reúso em atividades que não necessitem potabilidade e estimular o uso racional da água.
No dia 9 de junho foi a vez da EMEI Joaninha, escola que abriga 87 alunos de 1 a 4 anos de idade. O diretor da instituição, Lutero Marcos de Oliveira, 40 anos, agradeceu à equipe da autarquia e reforçou a importância da iniciativa de preservação e conscientização no ensino das crianças. Segundo ele, o uso da água será dividido entre a manutenção e o cultivo de plantas e canteiros da escola. “Atualmente, temos três hortas. No entanto, pretendemos ampliar a variedade do plantio e, ainda, promover a instalação de outras cisternas”, comentou. Os alunos inauguraram o reservatório de forma oficial, regando com a água já reservada duas plantinhas próximas ao local da captação.
Já no dia 10 de junho, a EMEF Nilo Peçanha foi a escola contemplada. Durante a inauguração, a equipe da Coordenação Socioambiental fez uma breve introdução ao programa Guarde a Chuva e ao uso consciente da água para oito turmas, apresentando o funcionamento técnico da cisterna por meio de uma miniatura. A água captada será usada para a limpeza e a horta da escola, que conta com os mais variados tipos de temperos e chás destinados aos alunos. “Já contamos com projeto de reciclagem e sempre trabalhamos a preservação do meio ambiente. Porém, esta será a primeira maneira de economizar que teremos na escola”, afirmou a diretora Liane Ruschel, 51 anos. A nova cisterna contemplará 510 crianças de 5 a 12 anos.
Com o programa Guarde a Chuva, a Comusa já instalou, ao todo, sete cisternas em escolas municipais de Novo Hamburgo. Além disso, a autarquia incentiva a população a fazer a reservação de água da chuva, seja com cisternas ou com recipientes simples.
Alunos da EMEI Joaninha regando plantas com a água captada
Na EMEF Nilo Peçanha, aluna inaugura a cisterna
Explicação sobre o funcionamento da cisterna foi apresentada aos alunos da EMEF Nilo Peçanha
Notícia em 10/06/2015