Na quarta-feira, dia 29 de abril, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, por meio da Coordenação Socioambiental, realizou mais uma edição do projeto Comusa na Comunidade. As atividades fazem parte da programação do mês que celebra o aniversário do Município. A edição ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Bem-Te-Vi, no Loteamento Morada dos Eucaliptos, bairro Canudos.
O projeto contempla ações de educação ambiental envolvendo crianças e adultos, como cineminha, oficina de brinquedos e distribuição de mudas. Temas como o uso racional da água, a finalidade do tratamento e a reutilização e reciclagem de materiais foram debatidos através das atividades com a comunidade. Um bom exemplo de reaproveitamento foram as novas pranchetas confeccionadas pela Comusa a partir de restos de prateleiras de armário. As pranchetas, revestidas com vinil verde, foram distribuídas às crianças para uso durante a oficina de desenho.
A presença dos pais ressalta ainda mais a importância da família no acompanhamento na educação dos filhos. A auxiliar de limpeza Silvana Machado, 33 anos, levou a filha Natasha, de 5 anos, ao evento. Silvana destacou a satisfação com as atividades da iniciativa e a proximidade da filha com o tema. “Ela sempre foi muito ativa se tratando do cuidado com o meio ambiente e adora esse tipo de interação com desenhos e brincadeiras”, comentou.
As atividades do projeto são feitas com o auxílio do ônibus de Educação Ambiental, fruto de uma parceria da Prefeitura com a autarquia. No veículo são realizadas sessões de curtas educativos sobre os cuidados com a água e a natureza. Os bairros Vila Diehl, São José e Vila Kipling já foram contemplados com a ação. O objetivo é desenvolver o projeto durante todo o ano.
Fotos: Thales Renato
A oficina de desenho temática com a água e o meio ambiente
O cineminha reproduz filmes educativos para os participantes
Notícia em 30/04/2015