Foi recebido novo aviso para esta matricula. Deseja visualizar?

Comitiva conhece Barragem do Sistema Marrecas, em Caxias do Sul

Uma comitiva da Prefeitura esteve em Caxias do Sul na sexta-feira, dia 10 de abril, para conhecer sistemas de abastecimento de água e de drenagem pluvial. Entre outros locais, representantes da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) e da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo conheceram o Sistema Marrecas, composta por uma grande barragem que armazena 33 bilhões de litros de água e será capaz de abastecer 250 mil pessoas na cidade da Serra Gaúcha.

As obras da barragem começaram em 2005, com investimento de R$ 255 milhões. O sistema foi inaugurado em 2012 e, atualmente, abastece 21 mil economias de Caxias. O lago tem 215 hectares e fica em uma área distante cerca de 20 quilômetros da zona urbana. Ao todo, são 27 quilômetros de adutoras que vão da barragem até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, depois passando para o Centro de Reservação, de onde a água é distribuída para a comunidade. “É um sistema para o futuro. Logo aumentaremos para mais 10 mil economias. Ampliaremos gradativamente”, explicou o diretor de Água do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Gerson Panarotto.

A pauta tem sido colocada pela Comusa em diversas ocasiões, frente à crise hídrica vivida em algumas regiões do país. Além das obras em andamento que vão ampliar a distribuição de água e as ações de educação ambiental desenvolvidas diariamente junto à comunidade, a Comusa faz a defesa que grandes barragens sejam construídas para que Novo Hamburgo e as demais cidades que dependem do Rio dos Sinos não fiquem reféns de apenas uma fonte para garantir o fornecimento de água aos cidadãos. “Tivemos uma boa experiência em Caxias. Vimos um grande investimento que deu certo. A água do Sistema Marrecas nem se compara a que captamos de mananciais, ainda mais com o Rio dos Sinos, devido ao seu alto grau de poluição”, salientou o assessor da Direção da Comusa, Anderson Etter, que esteve presente na comitiva.

Fotos: Andréia Copini/Samae

Panarotto (à esquerda) deu detalhes sobre a construção e a operação do Sistema Marrecas

Comitiva visitou a barragem em Caxias do Sul na sexta-feira, dia 10 de março

Além da bela paisagem, Marrecas é capaz de armazenar 33 bilhões de litros de água

Notí­cia em 13/04/2015

Fale Conosco
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL