Preocupada com a preservação e o uso racional da água, a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo desenvolve uma série de ações educativas e de conscientização junto à comunidade. E o resultado é visto em muitos lugares, como na casa da dona Alice Saul, 88 anos. Há aproximadamente dez anos, a moradora do bairro Ideal faz a sua parte. Dona Alice armazena a água da chuva em duas caixas d’água, uma de 500 e outra de mil litros para a limpeza da casa e do pátio, lavagem de tapetes e, principalmente, para regar sua ampla horta. Para ela, qualquer forma de reaproveitar e economizar água são válidos.
“Eu nunca fiquei sem água, mas cresci sabendo que ela vai acabar se não soubermos economizar”, enfatiza dona Alice, que mora com mais cinco pessoas, sendo duas filhas, dois netos e um bisneto. “Há anos reservo a água da chuva. O processo é simples e barato, fácil de colocá-lo em prática. Porém, é importante manter as calhas limpas e a caixa bem fechada para garantir a qualidade da água”, aponta ela, com muita alegria e descontração. Para passar o tempo, ela costura roupas da família. Mas dona Alice também faz a manutenção dos materiais e do pátio, claro que com ajuda da família ou por meio da contratação de serviços terceirizados.
Comusa incentiva a reservação com o Programa Guarde a Chuva
O exemplo de dona Alice é justamente o que a Comusa, por meio da Coordenação Socioambiental, busca com o Programa Guarde a Chuva. A ação, trabalhada diariamente pelas equipes, incentiva a captação, o armazenamento e a utilizar a água da chuva para fins não-potáveis. Quatro escolas já tiveram a ajuda da autarquia para a confecção e a instalação de suas cisternas. A população pode consultar as equipes para auxílio por meio do e-mail socioambiental@comusa.rs.gov.br.
A reserva da água da chuva pode ser feita de várias formas, com o uso de cisternas ou caixas d’água, mas também apenas colocando baldes debaixo do telhado. Para construir uma cisterna, é necessário um reservatório, tubos e conexões de PVC e tela de mosquiteiro, que ajudará a impedir que folhas, pedras e insetos entrem no reservatório. O preço médio para a confecção varia entre R$ 150,00 e R$ 300,00.
Fotos: Aline Polesso
Alice enche o regador direto do reservatório para começar a molhar plantas e ervas da sua horta
A horta recebe a água da chuva armazenada por dona Alice
Notícia em 03/03/2015