Foi recebido novo aviso para esta matricula. Deseja visualizar?

Comusa reduz perdas de água em 17%

Reduzir o desperdício de água sempre foi um princípio da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. Para tanto, a autarquia desenvolve uma série de ações por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Com as medidas, entre 2010 e 2014, o índice de perdas reduziu 17%, atendendo o Acordo de Melhoria de Desempenho (AMD), firmado com o Ministério das Cidades e que exige padrões de desempenho operacional e financeiro. 
 
Diversas ações são desenvolvidas dentro do Programa de Controle e Redução de Perdas da autarquia. A regularização de economias, a renovação do parque de hidrômetros, a ampliação e a modernização do parque de macromedidores (responsáveis por medir permanentemente as vazões de águas captadas, tratadas e distribuídas) estão entre as medidas. Também são feitas pesquisas de vazamentos e redução de pressões com o uso de VRPs (Válvulas Reguladoras de Pressão). 
 
Com essas medidas, a Comusa controla seu Índice de Perdas de Faturamento (IPF). Os indicadores são informados semestralmente para o Ministério das Cidades. Em 2010, a média estava em 47%. Agora, em 2014, está em 39%. “Nosso objetivo é chegar em 2016 com uma média de 30%”, informa o coordenador de operações, Márcio Bittencourt. 
 
O índice de 39% abrange toda a cidade, mas o percentual cai para 11% em outras áreas, como na região central de Novo Hamburgo. Muito disso em função de existir menos economias irregulares e, também, pelo Programa de Substituição de Redes, que envolve a troca de tubulações antigas, com as de fibrocimento, por canos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que são mais resistentes e mais duráveis. “Isso contribui para que os vazamentos sejam reduzidos”, reforça o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.
 
Agilidade nos trabalhos ajudou a reduzir índice
 
Constantemente o CCO faz avaliação das ações implantadas. Durante uma análise, constatou-se que o maior índice de perdas acontece em situações que já eram trabalhadas pela Comusa. A partir disto, o setor passou a inovar, colocando em prática uma ação direcionada na agilidade de manobras de registros, que ocorre em situações de rompimento de adutoras e de redes de distribuição de água. Para isso, cada veículo do CCO possui um conjunto de chaves para executar as manobras. O carro que está mais perto da ocorrência se desloca para a execução do serviço. 
 
A nova ação resultou na redução do volume desperdiçado nos vazamentos de rede. Antes, o tempo de fechamento do registro após a detecção do vazamento era de 30 minutos, em média. Com a agilidade, passou a ser de 18 minutos. Com esta redução de tempo, 12 minutos, são menos 153 mil litros de água desperdiçados em vazamentos. 
 
Foto: Ronan Dannenberg
 
Programa de Substituição de Redes contribui para que os vazamentos sejam reduzidos
 
 

Notí­cia em 15/12/2014

Fale Conosco
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL