Comitiva fará novas análises em estações de tratamento de esgoto na Espanha

Profissionais da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e da Universidade Feevale embarcam no sábado, dia 17 de maio, para a Espanha. A comitiva visitará estações de tratamento de esgoto com plantas macrófitas, mesmo sistema que será instalado no município do Vale dos Sinos. O grupo permanecerá por uma semana na Europa. A previsão é de visitar, pelo menos, nove estações.

Conforme o biólogo da Comusa, Franko Telöken, o intuito é de buscar ainda mais conhecimento sobre a tecnologia. Serão feitas coletas do esgoto bruto e de efluentes tratados, para servirem de comprovação da eficácia do processo de tratamento. Os técnicos ainda observarão o comportamento das plantas nesta época do ano, em que na Europa é primavera, comparando com dados coletados em outras estações. Além de Telöken, a Comusa será representada pela engenheira química Aline Lacerda. Também integram a comitiva dois técnicos da SEMAM e dois professores da Feevale.

Em Novo Hamburgo, as macrófitas já estão em uso, porém em caráter experimental, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mundo Novo. As plantas serão usadas na futura ETE Luiz Rau/Pampa, que receberá 80% dos resíduos sanitários gerados na cidade. As obras da ETE deverão começar ainda este ano, assim como as instalações de redes coletoras de esgoto na bacia do Arroio Pampa (na região do bairro Canudos) e no bairro Roselândia. Ao todo, o Município tratará 82% do esgoto sanitário, com investimentos de R$ 120 milhões. No entanto, a Comusa busca recursos para chegar aos 100%.

Foto: Ronan Dannenberg

Macrófitas já são utilizadas em caráter experimental da ETE Mundo Novo
 

Notí­cia em 15/05/2014

Clique para iniciar o atendimento
ADMINISTRAÇÃO - SEDE
AV. CORONEL TRAVASSOS, 287
BAIRRO RONDÔNIA
CEP: 93415-000
LOJA ATENDIMENTO CENTRO
R. JOAQUIM NABUCO, 1074
BAIRRO CENTRO
CEP: 93310-002
RIO GRANDE DO SUL