Com diversos projetos, Comusa se destaca na Assembleia da Assemae

Realizada entre 4 e 9 de maio em Uberlândia/MG, a 44ª Assembleia Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) colocou em pauta diversos temas ligadas ao setor, trazendo novidades, avanços e experiências que podem ser aplicadas em outros municípios. A Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo foi um dos exemplos para outras companhias e demais órgãos de saneamento. Além do inovador e pioneiro Sistema de Tratamento de Esgoto que está implantando, a autarquia ainda promoveu a apresentação de trabalhos.

A Comusa foi à Assemae com uma comitiva de 20 pessoas, entre diretores e demais colaboradores da autarquia. “A experiência foi muito positiva, com debates sobre temas que estão pautando o saneamento no Brasil e no mundo. Ainda compartilhamos com demais entidades o que estamos fazendo em Novo Hamburgo, trabalhos de grande eficácia que qualificam, dia a dia, nosso serviço à comunidade”, ponderou o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

Na Assembleia Nacional da Assemae, a Comusa participou de três atividades. Dietrich foi um dos expositores do debate “Tecnologias de Tratamento de Esgoto – Um Breve Comparativo”. O diretor-geral da Comusa apresentou o Sistema de Tratamento de Esgoto com uso de plantas macrófitas. Além disso, o encarregado do setor de Controle de Perdas, Dirceu de Ávila Júnior, apresentou o trabalho “Agilidade nas Manobras de Registros”. Já o técnico em Hidrologia, Luiz Gustavo da Silva, abordou o tema “Cadastro de Ligações e Pesquisa de Ligações Clandestinas”.

Além disso, a Comusa participou de dois estandes, um coletivo da Assemae/RS e o outro em conjunto com a Universidade Feevale, na Feira de Saneamento do evento, juntamente com outras companhias e empresas do setor. “Muito mais do que trabalhos técnicos, mesas redondas e conhecimento de novas tecnologias, o evento da propiciou uma grande troca de experiências com outras operadoras municipais, que trouxeram temas que representam o futuro do saneamento, como o controle social e a regulação dos serviços públicos”, reforçou o diretor de Relacionamento com o Cliente da Comusa, Silvio Klein.

Fotos: Ronan Dannenberg
Mozar apresentou o Sistema de Tratamento de Esgoto que é implantado em Novo Hamburgo
Luiz Gustavo levou para a Assemae o tema “Cadastro de Ligações e Pesquisa de Ligações Clandestinas”
O coordenador de Obras e Projetos, Fabiano Vianna, e o diretor-técnico da Comusa, Alexandre Menezes, conferindo os estandes da Feira de Saneamento