Comusa alcança a marca de 80 mil economias em Novo Hamburgo

Em 15 anos de operação, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo alcançou a marca de 80 mil economias abastecidas na cidade. O número foi atingido em abril, demonstrando um crescimento de 33% nos imóveis que recebem água tratada pela autarquia. Em 1998, quando a Comusa assumiu a distribuição no Município, eram 60.088 economias.

Conforme o prefeito Luis Lauermann, o número reflete o compromisso do Município com a qualidade de vida das pessoas. “A cada dia, são mais usuários com água tratada. Isso demonstra nossa responsabilidade em oferecer um serviço de excelência. Com certeza, continuaremos trabalhando para aumentar essa marca e para qualificar, cada vez mais, o abastecimento à comunidade”, afirma o prefeito Luis Lauermann.

A marca de 80 mil economias chega juntamente a uma das obras mais importantes que a Comusa está fazendo. Em agosto de 2013, foi iniciada a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), um conjunto de três intervenções que somam um investimento de R$ 29,3 milhões. “Aumentamos, praticamente, em 20 mil o número de imóveis que recebem água tratada. É um número relevante em tão pouco tempo de operação. Para tanto, precisamos qualificar nossa infraestrutura e essas obras vão ao encontro do que a comunidade necessita”, reforça o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

A ampliação da SAA compreende a construção de uma nova Estação de Captação de Água Bruta (EAB), uma nova adutora para conduzir a água captada no Rio dos Sinos e a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA). Todas as três obras estão em pleno andamento. A Comusa ainda desenvolve na cidade o Programa de Substituição de Redes, em que cerca de 600 dos 848 quilômetros de tubulações da cidade já foram trocados por canos de polietileno de alta densidade (PEAD), que são mais resistentes a variações de temperatura, pressões e trepidações.

Foto: Aline Azevedo
Ao mesmo tempo que atinge a marca de 80 mil economias, Comusa trabalha para ampliar sistema de abastecimento, como na construção da nova Estação de Captação de Água Bruta

Notí­cia em 30/04/2014