Equipes coletam cerca de 12 toneladas de resíduos em mutirão no Arroio Pampa

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, promoveu na sexta-feira, 21 de março, um mutirão de limpeza do Arroio Pampa, no bairro Canudos. O objetivo da ação era recolher resíduos com a ajuda da comunidade e de alunos de escolas próximas, despertando a conscientização de preservar o córrego. Cerca de 12 toneladas de materiais foram coletados. A ação foi alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e teve a parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente (SEMAM), da Educação (SMED), de Desenvolvimento Social (SDS) e de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU).

Mesmo com a fina chuva que caiu em boa parte da atividade, moradores e estudantes estavam mobilizados em contribuir com o meio ambiente. “Para as crianças, é uma iniciativa fundamental, pois elas serão que vão compor as futuras famílias e salientar a importância de se preservar”, salientou a professora do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vereador Arnaldo Reinhardt, Grasiela Bernardes.

Equipados com luvas e demais utensílios, alunos e moradores ajudaram as equipes da Comusa e das secretarias na coleta de resíduos durante toda a manhã. “Moro há quatro anos aqui no bairro e vejo que muitos não têm a consciência de que jogando lixo aqui, isso contribuirá para futuros alagamentos. Temos que ajudar”, disse a dona de casa Patrícia Santos de Souza, de 28 anos. “A comunidade precisa enxergar essa situação e colaborar”, reforçou o presidente da Associação de Moradores do Bairro Canudos, Genésio Brito, 67 anos.

No turno da tarde, foi a vez de contabilizar e separar os resíduos coletados, com ajuda de membros do Programa CataVida. Na Praça Centenário, foram expostos parte dos materiais recolhidos, entre sofás, pneus e outros. Para o coordenador socioambiental da Comusa, Eric Rosa, o grande trunfo da iniciativa foi a conscientização. “Diante de uma situação que preocupa, vimos que alunos e moradores estavam motivados a ajudar. Esse sentimento precisa se espalhar pela comunidade para que possamos ter o Arroio Pampa e demais córregos cada vez mais limpos e preservados”, ressaltou.

Fotos: Ronan Dannenberg

Equipes distribuíram luvas para alunos que participaram da atividade

Genésio Brito colaborou com a coleta de lixo durante o mutirão

Patrícia Santos de Souza quer redução de alagamentos com menos lixo junto ao Arroio Pampa